CONASS celebra 30 anos de história debatendo Atenção Primária à Saúde

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass) comemorou 30 anos de história nesta semana. O tema escolhido para o seminário em homenagem ao conselho foi a Atenção Primária à Saúde, que é o primeiro atendimento feito nas unidades básicas de saúde, como o pré-natal e o atendimento feito para evitar diversas doenças. O debate também incluiu a seguridade social, os determinantes sociais da saúde e as metas do milênio.

Durante o evento, em Brasília, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, parabenizou e lembrou a importância do Conass na garantia do serviço de qualidade do SUS. “Não se oferece atenção integral à saúde só a município isolado. E não se oferece atenção integral à saúde sem ministério e estados e municípios estarem juntos. A gente sabe que nós vamos precisar sempre muito do Conass. Essa instituição, que existe há 30 anos, nos ajuda nos desafios que ainda temos no SUS. Entre eles o tema do subfinanciamento, em como garantir um financiamento adequado para a saúde do País”.

O presidente do Conass, Wilson Duarte Alecrim, comentou sobre a missão do conselho. ”Coordenar as políticas de saúde nos estados e no Distrito Federal. Políticas de saúde entendidas como programas que são discutidos e aprovados junto ao Ministério da Saúde. Financiamentos para as ações da saúde, ou seja, o Conass atua em um arco de ações sempre no sentido de fortalecer o SUS”.

Durante dois dias, os membros do Seminário Internacional Atenção Primária à Saúde, discutiram os avanços e os desafios do SUS.

Ouça a matéria da Web Rádio Saúde

Fonte: Alexandre Penido / Web Rádio Saúde