Conass e Fiocruz se reúnem para discutir eixos em comum das agendas de estratégias e de ações das instituições

Valcler Rangel (Fiocruz/RJ, Jurandi Frutuoso (Conass) e Fabiana Damásio (Fiocruz/DF) se reúnem para discutir eixos em comum nas agendas de ações e estratégias das instituições

Em visita ao Conass nesta quinta-feira (21), o chefe de gabinete da presidência da Fiocruz/RJ, Valcler Rangel, e a diretora da Fiocruz/Brasília, Fabiana Damásio, apresentaram 5 eixos do processo de cooperação com os estados e municípios por meio dos conselhos nacionais de Secretários de Saúde (Conass) e de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) em 2019.

Os eixos de atuação são Formação e Educação Permanente, Pesquisa e Inovação, Desenvolvimento de Tecnologia, Disseminação de Informações, e Gestão do Processo de Cooperação. “Nosso interesse ao apresentar estes 5 eixos é cruzar nossas agendas, propondo uma atuação conjunta de médio”, explicou Rangel.

Fabiana Damásio, representando a Fiocruz Brasília, reafirmou o compromisso da instituição com o fortalecimento das agendas do SUS. “As parcerias reforçam esse compromisso da Fiocruz de garantir sua atuação em nível nacional, considerando que a Fundação tem unidades em todas as regiões do país”, esclareceu.

A parceria se dará, inicialmente, com a realização de oficinas com o Conasems e em seguida com o Conass para, posteriormente, realizar ações com ambos conselhos tendo como eixo principal o de Formação e Educação Permanente. “Estamos trabalhando na perspectiva dos 120 anos da Fiocruz, reforçando os laços da instituição com a Federação Brasileira”, concluiu Rangel.