CONASS e IHMT organizam workshop sobre Saúde Familiar

No dia 26 de agosto foi realizada, no Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade de Lisboa (IHMT – UNL), uma oficina de trabalho, organizada em colaboração com o Conselho Nacional de Secretários da Saúde do Brasil (CONASS), no âmbito de um acordo de cooperação entre o Conselho e o Ministério da Saúde e dos Serviços Sociais do Québec, que visou a troca de experiências e dar a conhecer a experiência portuguesa sobre a organização e remuneração dos profissionais das Unidades de Saúde Familiar (USF). Na reunião, participaram: Rodrigo Rodrigues Miranda, da Secretaria de Saúde de Brasília; Rita Beltrão Cataneli, coordenadora dos Núcleos Técnicos do CONASS; Fernando Cupertino de Barros, responsável pelas Relações Internacionais do CONASS; e Horácio Arruda, Diretor Geral de Saúde Pública do Québec.

A reunião contou ainda com a participação de uma delegação do Reino de Marrocos (constituída por Mina Abaacrouche, Diretora da Escola Nacional de Saúde Pública, Mohcine Hillali, Chefe de Serviço de Cuidados Ambulatórios, do Ministério da Saúde de Marrocos e Abdelhaiy Mechbal, consultor da Organização Mundial de Saúde) e outra da Bélgica (composta por Véronique Téllier, do Observatório da Saúde de Wallonie e Jean-Luc Belche, do Departamento de Ciências Clínicas da Universidade de Liège).

As exposições temáticas ficaram a cargo do médico de família e doutorado em Políticas de Saúde e Desenvolvimento pelo IHMT, André Biscaia, do médico de família e coordenador da USF de S. Julião da Figueira, José Luís Biscaia e dos professores do IHMT, Wim Van Lerberghe e Gilles Dussault. Da parte da Administração Central do Sistema de Saúde do Ministério da Saúde de Portugal, estiveram presentes o Vogal do Conselho Diretivo, Alexandre Lourenço, o Diretor do Departamento de Gestão e Financiamento de Prestações de Saúde, Ricardo Mestre, e Maria do Carmo Velez, do Departamento de Gestão e Financiamento de Prestações de Saúde.

Fonte: IHMT – UNL