Conass e IHMT promovem visita técnica de alunos do Curso de Especialização em Saúde Pública do instituto ao Québec

O objetivo foi o de conhecer como funciona o sistema de saúde da Província do Québec, os papéis do Ministério da Saúde e dos Serviços Sociais e organismos a ele associados, assim como as práticas de comunicação em saúde e as estratégias utilizadas para diminuir as desigualdades em saúde

Fernando Cupertino com os alunos do Curso de Especialização em Saúde Pública do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa

O assessor para Relações Internacionais do Conass, Fernando Cupertino conduziu, na primeira semana deste mês de julho, um grupo de alunos do Curso de especialização em Saúde Pública do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT Nova) a uma visita técnica à província de Québec. “O objetivo dessa iniciativa foi proporcionar a esses alunos um conhecimento mais aprofundado de como funciona o sistema de saúde do Quebéc, seus êxitos e desafios, de modo a permitir uma análise comparada com outros sistemas universais de saúde, explicou Cupertino. O Conass e o IHMT Nova possuem uma estreita relação de parceria e colaboração recíproca em varias áreas, atuando em conjunto na Comissão Temática da Saúde e da Segurança Alimentar e Nutricional da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

Ao todo sete alunos, todos médicos, participaram de extensa agenda que incluiu encontros com representantes do Ministério da Saúde e Serviço Social da Província de Québec (MSSS) e do Instituto Nacional de Excelência em Saúde e Serviços Social (INESSS). “No instituto nós nos encontramos com o professor Denis Roy que falou sobre as iniciativas de inovação, organização dos cuidados e sobre a perspectiva futura dos sistemas de saúde que precisam investir e colocar em evidência as questões da qualidade do cuidado e da segurança do paciente, num processo de continuo aprendizado e aprimoramento a partir de suas próprias práticas”.

Denis Roy, vice-presidente do INESSS, falou com os alunos sobre as iniciativas de inovação, organização dos cuidados e sobre a perspectiva futura dos sistemas de saúde

Os alunos também visitaram o Centro Integrado Universitário de Saúde e Serviços Sociais da região centro-sul da ilha de Montréal. Lá, conheceram como funciona o hospital, seus programas na comunidade e sua relação com grupos de medicina de família.

Outro momento importante foi a visita à Faculdade de Comunicação da Universidade do Québec em Montréal (UQAM). “Nós discutimos aspectos relacionados à comunicação em saúde.” O interessante é que boa parte do material de comunicação utilizado pelo Ministério da Saúde e dos Serviços Sociais foi produzido, ao longo dos anos, pelo Instituto Saúde e Sociedade, ligado à mesma Universidade, observou o assessor do Conass.

Paralelamente às atividades com o IHMT, Cupertino encontrou-se com autoridades do MSSS para tratar da assinatura da renovação do termo de cooperação existente com o Conass desde 2004 e ainda da possível visita de Danielle McCann, Ministra da Saúde e dos Serviços Sociais do Québec ao Brasil, quando fará um pronunciamento à Assembleia do Conselho, em novembro deste ano.

Eleição IHMT Nova – Nos próximos dia 31/7 e 1º de agosto, Fernando Cupertino que é membro do Conselho do IHMT, participa da eleição do novo presidente do instituto. Dois brasileiros concorrem ao cargo: Gerson Penna (professor da Universidade de Brasília (UNB) e Roberto Medronho (professor da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ) junto com o professor Filomeno Fortes, de Angola. “Vamos entrevistá-los, ouvir o plano de trabalho que cada um irá apresentar e, ao final, eleger por votação secreta o novo presidente do IHMT).

Assessoria de Comunicação do Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000