Conass elabora documento com orientações sobre Covid-19 para equipes de APS

Com o objetivo de disponibilizar instrumentos, orientações e manejos de controle das condições de saúde de cada Rede de Atenção à Saúde durante a pandemia ­ Covid-19, a assessora técnica do Conass responsável pela área de Atenção Primária à Saúde (APS) e a equipe de facilitadores e consultores do projeto de Planificação da Atenção à Saúde, elaboraram um documento técnico com informações para subsidiaras equipes de APS.

O documento aborda questões como diagnóstico clínico e as ações da atenção à saúde da criança e do adolescente, das gestantes, idosos, diabéticos e hipertensos, entre outros.

Outro ponto importante diz respeito à realização de teleconsultas e o atendimento às pessoas em situação de rua, garantindo a elas o acesso aos serviços de saúde, utilizando linguagem acessível a fim garantir a efetividade da educação em saúde.

Sobre os casos suspeitos de Síndrome Gripal e Síndrome Respiratória Aguda Grave, a orientação é de que se amplie a cobertura vacinal do H1N1 da população de acordo com os grupos prioritários e com calendário definido pelo Ministério da Saúde e organização do processo de trabalho das equipes para garantir que ecasos da SG e SRAG pelo novo Coronavírus tenham prioridade no atendimento.

Com as orientações propostas, o Conass espera proporcionar a esses profissionais uma atuação de forma alinhada em relação às ações referentes a prevenção e atenção às pessoas durante a pandemia.

Acesse aqui o documento na íntegra.

Ascom Conass

ascom@gmail.com

(61) 3222-3000