CONASS entrega mais de cem mil assinaturas para o Movimento Saúde + 10

Ao todo 177.410 assinaturas coletadas em diversos estados foram entregues ao Conselho Nacional de Saúde

O Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), entregou hoje (24), no Conselho Nacional de Saúde, 177.410 assinaturas coletadas nos estados brasileiros para o Movimento Saúde + 10. Os formulários  foram entregues pelo presidente do CONASS, Wilson Duarte Alecrim, à presidente do CNS, Socorro Souza.

“Essas assinaturas entregues hoje foram coletadas em um programa de intensificação que fizemos a partir do dia 10 de junho e representam o esforço do CONASS na fase final dessa etapa do movimento”, ressaltou Alecrim ao entregar o material.

Segundo ele, o movimento em busca por mais recursos para a saúde traz também a definição de pontos importantes em relação ao SUS. “É preciso esclarecer que o SUS não é um sistema de saúde pobre, feito para pobres. Ele é, e tem que ser um sistema de saúde que oferte à população a atenção integral à saúde de cada brasileiro onde quer que ele esteja”.

Para Alecrim, o Conselho Nacional de Saúde representa o local ideal para a entrega das assinaturas já que estas simbolizam o desejo da sociedade por uma saúde de qualidade. “Não há local melhor para que essa entrega seja feita, pois o CNS representa, dentro da organização do SUS, todos os segmentos da sociedade brasileira”, disse.

O presidente do CONASS destacou ainda que a entrega das assinaturas no próximo dia 5 de agosto, ao presidente da Câmara dos Deputados, Henrique Alves, é fruto de um trabalho intenso, desenvolvido não apenas por uma entidade ou um grupo de pessoas, mas sim por dezenas de instituições, dentre as quais destacou a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) e da Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB).

Alecrim finalizou reforçando a ideia de que o SUS não é um problema sem solução, mas sim a solução para muitos problemas da sociedade brasileira, desde que sejam oferecidos os meios necessários para o cumprimento daquilo que foi previsto na sua construção.

Para a presidente do Conselho Nacional de Saúde, Socorro Souza, é importante ressaltar que a sociedade brasileira, ao participar do Movimento Saúde + 10, está fazendo uso de um instrumento constitucional. “Esse movimento representa o exercício da soberania popular em defesa por mais recursos para a saúde. É um ato de cidadania e de soberania popular”.

De acordo com ela, a saúde está na pauta prioritária do governo federal e a expectativa com a entrega das assinaturas no dia 5 de agosto é de que os parlamentares correspondam, de maneira positiva, às expectativas que a sociedade tem.

Socorro Souza também mencionou o caráter da disputa política contextualizado no movimento. “Essa luta é também uma disputa política, tendo em vista que estamos lutando pela distribuição das riquezas produzidas por esse país. Temos um país em desenvolvimento e temos de colocar o desenvolvimento social como prioridade do governo e da sociedade. Essa é uma disputa extremamente positiva para distribuir riquezas para garantir cidadania a partir da saúde”, finalizou.

Jurandi Frutuoso, secretário executivo do CONASS ressaltou que os 10% da Receita Corrente Bruta da União representam um incremento no financiamento do SUS, que desde a sua criação, vem sendo defasado.

Já o presidente do Conasems, Antonio Carlos Figueiredo Nardi, conclamou a todos para ir à Câmara dos Deputados no dia 5 de agosto. Segundo ele, o movimento representa os milhões de brasileiros que usam o Sistema Único de Saúde e clamam por melhorias para o sistema.

O Movimento

A coleta de assinaturas é uma iniciativa popular que integra o Movimento Saúde+10, que tem como uma das ações o Projeto de Lei de iniciativa popular que visa o repasse integral e efetivo de 10% da Receita Corrente Bruta da União para a saúde pública. Criado há pouco mais de um ano, a pauta do movimento está em sintonia com a demanda das ruas, que exige mais financiamento para a saúde pública brasileira, além de serviços de qualidade.

_______

Tatiana Rosa

Assessoria de Comunicação Social do CONASS

ascom@conass.org.br

Telefones: (61) 9696 4675 / 9970 5735 / 8172 8892 / 3222 3000