Conass Informa n. 118 – Universidade de Brasília (UnB) e Fiocruz oferecem curso online sobre Consolidação das normas do SUS

A formação terá 30 horas de duração e dará certificação pela UnB e pela Fiocruz.

Capacitar os gestores do SUS no manuseio de portarias usadas frequentemente no Sistema Único de Saúde (SUS) é o objetivo do curso online e gratuito “Consolidação das normas do SUS”, oferecido em parceria entre Universidade de Brasília (UnB) e Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). As inscrições para a turma de agosto vão até este sábado (20).

Até 2017, o gestor do Sistema Único de Saúde (SUS) que precisasse conhecer as normas tinha dificuldade em encontrá-las, pois haviam muitas portarias publicadas e não era claro quais as normas em vigor. Além disso, as regras não estavam centralizadas em um só sistema de busca, o que dificultava o acesso. Isso mudou com a publicação da “Consolidação das Normas do SUS”, em outubro de 2017.

Para entender a natureza e o significado desse conjunto de normas, o curso é dividido em cinco aulas: 1. Como eram as normas que regiam o SUS antes de 3 de outubro de 2017? 2. Por que consolidar? 3. Como foi construída a Consolidação? 4. Estrutura da Consolidação e 5. Como manusear a Consolidação?

 

Inscrição

Para se inscrever, basta entrar no endereço http://abre.ai/consolidacaonormassus. No campo “título ação” escreva “SUS” e clique consultar. No resultado da pesquisa, aparecerão as turmas disponíveis para inscrição. Clique a turma do curso: “Consolidação das Normas do SUS”. Para se inscrever no curso é preciso criar um cadastro no sistema UnB.

Fonte: UnB Agência

<-Voltar