Conass Informa n. 183/2020 – Novo procedimento para solicitação de credenciais de acesso ao Web Service do Cartão Nacional de Saúde


Seguindo a estratégia de modernização tecnológica do Ministério da Saúde, foi disponibilizado novo procedimento para solicitação de credenciais ao WEB SERVICE do Cartão Nacional de Saúde, processo que foi totalmente automatizado, de forma a agilizar e simplificar o processo de credenciamento de forma mais segura.

O antigo processo  para solicitar credenciais de acesso ao WEB SERVICE do Cartão Nacional de Saúde era “semi-automático“. O solicitante, por meio da página do DATASUS/MS, preenchia um formulário eletrônico com os dados  necessários para liberação do acesso, tinha de imprimir e assinar o formulário e, posteriormente,  enviar o mesmo  ao Ministérios da Saúde, que após o recebimento, revisava e validava esta documentação e, finalmente, se tudo correto, emitia a credencial de acesso.

Já o novo Portal de Serviços do DATASUS está funcional e a solicitação de acesso ao Web Service do Cartão de Saúde está totalmente automatizada.

O endereço do novo Portal de Serviços é: https://servicos-datasus.saude.gov.br