Conass intensifica atividades internacionais de intercâmbio

Em uma missão internacional realizada entre os dias 7 e 10 de fevereiro, em Portugal, o assessor de Relações Internacionais do Conass, Prof. Fernando Cupertino, participou do 13º Congresso de Hipertensão e Risco Cardiovascular Global (saiba mais), organizado pela Sociedade Portuguesa de Hipertensão (SPH).

Fernando Cupertino (à direita) no 13º Congresso de Hipertensão e Risco Cardiovascular Global, realizado na semana passada em Portugal / Foto: João Ferrão – Esfera das Ideias

Na ocasião, reuniu-se também com a professora do Instituto de Higiene e Medicina Tropical (IHMT) da Universidade Nova de Lisboa, Zumira Hartz onde discutiram questões relacionadas ao Curso Internacional de Avaliação em Saúde, promovido pelo IHMT destinado à assessoria técnica do Conass e que acontecerá em março deste ano.

Segundo explicou o assessor, o curso visa promover a formação profissional e a institucionalização da avaliação das intervenções e políticas de saúde, de forma que contribuam para a adoção de práticas mais ativas, críticas e reflexivas no âmbito do SUSo. No encontro também planejaram a visita técnica que será feita pelos alunos de especialização em saúde pública do Instituto juntamente com os professores e com o Conass, às instituições de saúde do Québec, em julho deste ano. Serão visitados: o Ministério da Saúde e Serviços Sociais, o Instituto Nacional de Excelência em Saúde e a Escola de Saúde Pública da Universidade de Montréal. Eles também fizeram uma conferência telefônica com o presidente da Colufras (Conferência Lusofrancófona da Saúde), entidade da qual o Conass é um dos fundadores, para organizar a renovação da diretoria e a definição temática do próximo seminário a ser realizado este ano na França, sobre a temática da Saúde Digital.

Em outra agenda, Cupertino encontrou-se com o diretor do IHMT, Paulo Ferrinho para tratar de assuntos referentes ao 5º Congresso Nacional de Medicina Tropical, no qual irá coordenar duas mesas: saúde global e planejamento sustentável em saúde. O evento acontecerá em Lisboa, entre os dias 10 e 12 de abril de 2019 (saiba mais sobre o evento).

Na próxima semana, Cupertino irá se encontrar com a responsável pela Assessoria Internacional do Ministério da Saúde, Tahísa Santos Lima. “O objetivo desse encontro é alinhar o trabalho de relações internacionais entre Conass e Ministério da Saúde”, observou.

Missão Bolívia

O assessor para Relações Internacionais destacou ainda a futura parceria entre o Brasil e a Bolívia, proposta pela Opas/OMS Brasil. “A Bolívia quer criar um sistema público de saúde semelhante ao SUS e a Opas me convidou para, junto com eles, fazer uma visita ao país a fim de participar de um seminário e, posteriormente, recebê-los no Brasil em visita técnica, de modo a colocá-los a par do funcionamento do SUS”, explicou. A visita à Bolívia está prevista para março deste ano.

Assessoria de comunicação do Conass

(61) 3222-3000

ascom@conass.org.br