CONASS participa da Conferência Regional sobre Determinantes Sociais da Saúde em Recife

O encontro pretende repercutir os temas mais relevantes sobre a determinação social na saúde no Nordeste

Começou hoje (02), em Recife, a 1ª Conferência Regional sobre Determinantes Sociais da Saúde (1ª CRDSS), que tem como foco a região Nordeste. O evento configura-se como desdobramento da Conferência Mundial sobre DSS, que aconteceu no Rio de Janeiro em outubro de 2011. Entre os convidados estão representantes do poder público, da comunidade acadêmica e da sociedade civil, para debater e articular estratégias com o objetivo de superar as desigualdades e seus impactos na saúde pública.

O CONASS participa do encontro por meio dos secretários de Estado da Saúde de Pernambuco, Antonio Figueira e de Alagoas, Jorge Villas Boas, além do secretário executivo do Conselho, Jurandi Frutuoso.

Na abertura do encontro, o secretário de Estado da Saúde de Pernambuco, Antonio Carlos Figueira, ressaltou o momento de mudanças estruturantes que a Região Nordeste atravessa e observou que a Conferência será fundamental para o avanço da construção de uma sociedade mais justa e com menos desigualdades.

“Tenho certeza que teremos três dias de grandes debates que nos ajudarão a construir políticas publicas sociais que atendam melhor  as demandas da população.

Para a presidente do Conselho Nacional de Saúde, Socorro de Souza, a Conferência representa um momento ímpar e uma oportunidade única de se discutir políticas públicas, não apenas na área da saúde, mas também em todas as áreas que proporcionem direta ou indiretamente, a melhoria de vida de todos os cidadãos.

Socorro falou ainda sobre o Movimento Saúde + 10 que entregou ao Congresso Nacional, 2 milhões de assinaturas em prol de um Projeto de Lei de Iniciativa Popular que prevê a destinação, por parte da União de 10% da sua Receita Corrente Bruta. “Temos um compromisso com a luta por mais financiamento para a saúde pública brasileira e este Movimento é fundamental para melhorarmos o financiamento do SUS e assim atendermos verdadeiramente às reais demandas da população”, disse.

Jarbas Barbosa, secretário de Vigilância em Saúde, destacou que a construção de determinantes sociais em saúde é um desafio, principalmente quando observamos que, em 2013, alguns determinantes sociais ainda persistem. Barbosa afirmou que o acesso aos serviços ainda é um dos principais determinantes em saúde. “A universalização do acesso ainda tem muito a melhorar. Precisamos olhar para os avanços, identificando o que ainda precisa ser feito e quais são as políticas públicas que podem contribuir para que tenhamos de fato, um sistema universal de qualidade”.

Na sequência da abertura, a professora da Universidade Federal de Pernambuco, Tânia Bacelar de Araujo, proferiu uma Conferencia Magna com o tema Nordeste: desenvolvimento recente, desafios para o futuro.

A professora apontou tendências importantes para o desenvolvimento do Nordeste, entre eles, a mortalidade infantil. “O Nordeste liderou a melhoria da mortalidade infantil. Em 2000, o índice era de 26/mil, hoje estamos com 15,6/mil de mortalidade infantil no NE, bem próximos à média nacional que é 14/mil”, afirmou.

A Conferência Regional sobre Determinantes Sociais da Saúde (1ª CRDSS), acontece ate o dia 4 de setembro no Hotel Mar Hotel Recife. O público pode conferir todas as discussões da 1ª CRDSS por meio do Portal DSS Nordeste hospedado na plataforma do portal DSS Brasil (www.dssbr.org), onde haverá transmissão do evento em tempo real.

A iniciativa da Conferência é do Centro de Estudos, Políticas e Informação sobre os Determinantes Sociais da Saúde- CEPI –DSS/FIOCRUZ, em parceria com outras instâncias da Fiocruz, além de Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários Estaduais de Saúde (CONASS), Conselho Nacional de Secretários Municipais de Saúde (Conasems), Opas e BNDES. A coordenação local do evento está sob a responsabilidade do Instituto Aggeu Magalhães da Fiocruz em Recife.

Mais informações no site http://dssbr.org/site/nordeste/a-conferencia/

Tatiana Rosa

Assessoria de Comunicação Social

(61) 3222 3000 / 9609 8365 / 9696 4675

ascom@conass.org.br