CONASS participa do acolhimento aos novos gestores municipais

O segundo dia do acolhimento aos secretários municipais de saúde contou, pela manhã, com debates sobre Atenção Básica, Regiões de Saúde, Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde (Coap) e do Programa de Valorização do Profissional de Atenção Básica (Provab). Ao todo, foram 7 oficinas coordenadas por membros do ministério da Saúde que apresentaram os temas aos novos gestores.

O presidente do CONASS, Wilson Alecrim, participou dos dois dias do evento e reforçou a importância da iniciativa. “O CONASS se manifesta favorável a esse encontro, tendo em vista que pretendemos trabalhar cada vez mais em conjunto com os municípios para podermos avançar naquilo que diz respeito às atividades do SUS no país”, afirmou.

Ao falar sobre as Regiões de Saúde e sobre o Coap, o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Odorico Monteiro, afirmou que o grande desafio colocado para o SUS é ser o país com o maior sistema descentralizado do mundo. “Temos o sistema de saúde com o maior número de operadores sistêmicos, composto pela União, pelas 27 unidades federativas e por mais de 5 mil  municipais, essa é sem dúvida nenhuma a maior estrutura de país descentralizado”.

Gestor de um município com aproximadamente 20 mil habitantes, o secretário municipal de Ipanema/MG, Márcio Costa, avaliou o evento como uma oportunidade de  fortalecer as secretarias  municipais de saúde e capacitar os novos gestores com informações mais abrangentes sobre o SUS.

Durante a tarde, as oficinas abordarão temas como o Índice de Desempenho do SUS (IDSUS), construções de Unidades Básicas de Saúde e de Unidades de Pronto-atendimento e cartão SUS.

 

Assista abaixo o vídeo do presidente do CONASS falando sobre encontro.

 

Tatiana Rosa

Asssessoria de Comunicação Social – CONASS

61- 3222-3000