CONASS participa de missão internacional no Canadá sobre sistemas de saúde

Entre os dias 30 de novembro e 9 de dezembro, o assessor para Relações Internacionais do CONASS, Fernando Cupertino, representou o Conselho em missão internacional, em Quebec e Montréal, no Canadá.

Em Quebéc realizou a primeira parte dos seus compromissos, dando início a uma série de palestras sobre o sistema de saúde brasileiro. Na Sociedade para as Relações Internacionais de Québec (Soriq), proferiu palestra sobre o SUS e os elementos de comparabilidade com os sistemas canadense e quebequense de saúde; no dia 01 de dezembro, ministrou palestra em um seminário promovido pelo Observatório Internacional de Saúde e Serviços Humanos (OISSS). Com o tema “Os sistemas de saúde têm sido capazes de responder adequadamente às necessidades da população? O exemplo do Brasil”, abordou os avanços obtidos, especialmente na Atenção Primária, apontando também as dificuldades, preocupações e os desafios para o sistema único de Saúde; com o tema “Participação do cidadão na governança do sistema de saúde brasileiro”, integrou a última mesa do seminário

Em Montreal, participou de reunião com a diretoria da Conferência Luso-francófona de Saúde (Colufras), juntamente com o secretário de Gestão Estratégica e Participativa do Ministério da Saúde, Luiz Odorico Monteiro e com o representante da Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) no Brasil, Félix Rigoli. No encontro foram discutidas a possibilidade, a conveniência e a possibilidade de se utilizar a Colufras, num termo de cooperação com a Opas, para a operacionalização de determinadas ações de apoio aos intercâmbios e atividades de relacionamento do Ministério da Saúde, bem como do CONASS e do Conasems. Também foram discutidos os aspectos práticos e elencados os eixos principais a serem desenvolvidos: 1)- Realização de um seminário internacional em Montréal sobre sistemas de saúde de acesso universal, seus êxitos e seus desafios; 2)- Apoio à realização do 4º. Simpósio internacional da Colufras em Praia (Cabo Verde), em novembro de 2012, garantindo a participação de autoridades brasileiras ligadas ao SUS; 3)- Operacionalização de um trabalho de intercâmbio de conhecimentos enfocando a avaliação de desempenho e a governança dos sistemas de saúde, assim como questões relacionadas à formação de recursos humanos nessa perspectiva e seminários e oficinas de trabalho dedicadas a essas temáticas, num trabalho a ser realizado em parceria com a Escola Nacional de Saúde Pública de Québec (Enap).

Ao final da missão, nos dias 6 e 7, o assessor do CONASS participou de seminários promovidos pela Enap onde foram detalhados os aspectos relacionados à parceria entre as entidades já citadas, apontando-se os eixos principais a serem firmados e, ainda, à elaboração de um Termo de Cooperação que atenderá, num de seus objetivos, à operacionalização da parceria pretendida. Discutiu-se, também, o detalhamento de possíveis ações para se concretizar o acordo de cooperação firmado entre o CONASS e a instituição, em Campo Grande, em dezembro de 2010.

 

 

Foto: Fernando Cupertino representou o CONASS em missão internacional no Canadá