CONASS participa de Seminário Internacional sobre a Primeira Infância

Brasília – O presidente do CONASS em exercício, secretário de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul, João Gabbardo dos Reis (SES/RS), participou hoje (30), na Câmara dos Deputados, do III Seminário Internacional Marco Legal da Primeira Infância e a VI Reunião da Rede Hemisférica de Parlamentares e ex-Parlamentares pela Primeira Infância da América Latina e Caribe.

“Como médico pediatra tenho muito clara a importância desse período na formação de um ser humano melhor e mais capaz para interagir em uma sociedade cada vez mais complexa”, disse Gabbardo.

O presidente do CONASS falou sobre a participação ativa do Conselho nas mobilizações a favor de políticas públicas sobre os primeiros anos de vida e citou o lançamento da Enciclopédia sobre o Desenvolvimento na Primeira Infância lançada pelo CONASS em parceria com o Centro para o Desenvolvimento na Primeira Infância (CDPI), da Universidade de Montreal, Quebéc/Canadá, em 2010. “Esse conjunto de conhecimentos é fundamental para orientar o fortalecimento de políticas públicas baseadas em evidências”, destacou.

Gabbardo observou ainda que o resultado de toda essa mobilização feita em prol dos primeiros anos de vida não será visível em quatro ou oito anos como as políticas públicas fazem ou prometem fazer, mas aparecerá a longo prazo. “Diferente de tudo que já foi feito, esse resultado será palpável nos corações e mentes da nossa próxima geração de compatriotas, ajudando a mudar o Brasil para sempre”, concluiu.

O seminário

O evento dá sequência à série de debates em prol do avanço do Marco Legal da Primeira Infância, no qual o Brasil é pioneiro. Nesta edição, o Seminário terá como foco as propostas do Projeto de Lei 6.998/2013, aprovado pela Comissão Especial da Primeira Infância em 10/12/2014, ora em tramitação no Senado como PLC 014/2015.

O seminário culminará com o lançamento do site do Marco Legal da Primeira Infância, apresentação da nova versão da Enciclopédia da Primeira Infância, apresentação do projeto de publicação: “Avanços do Marco Legal da Primeira Infância”, pela série Cadernos e Debates do Centro de Estudos Estratégicos da Câmara dos Deputados e a revisão, avaliação e programação de atividades do Plano de Trabalho 2016-2017 da Rede Hemisférica de Legisladores e ex- Legisladores pela Primeira Infância da América Latina e Caribe. O evento contará com transmissão simultânea pelo e-democracia.

Sob iniciativa da Frente Parlamentar Mista da Primeira Infância, em parceria com a Comissão de Seguridade Social e Família, parlamentares, gestores públicos, cientistas, representantes da sociedade civil e do setor empresarial de vários países foram convidados a compartilhar seus conhecimentos, experiências, desafios e propostas de implementação. Entre os temas a serem debatidos estão a Estratégia dos 1000 primeiros dias de vida, a influência do ambiente na formação da arquitetura cerebral, o desafio da construção da Política Integrada para a Primeira Infância; a participação social, a responsabilidade empresarial e o papel dos meios de comunicação, assim como boas práticas para garantir o desenvolvimento humano desde o início da vida; os desafios e estratégias para enfrentar a desnutrição, anemia, obesidade, iniquidade, maus tratos e violência contra a infância, e promover a paternidade responsável, entre outros.

 

Foto: Luís Macedo/Acervo/Câmara dos Deputados

Assessoria de Comunicação do CONASS

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000