CONASS promove encontro entre profissionais de Epidemiologia, Vigilância Sanitária, Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador

As Câmaras Técnicas de Epidemiologia (CTEpidemio) e Vigilância Sanitária (CTVisa) do CONASS, reuniram-se hoje (3/4), com representantes da Vigilância em Saúde Ambiental e Saúde do Trabalhador para debater temas comuns às áreas. Mais de cem profissionais das Secretarias Estaduais de Saúde participam do encontro.

Na reunião foram apresentadas algumas informações sobre a situação atual do Contrato Organizativo da Ação Pública da Saúde (Coap), sobre o projeto “Gestão da Informação e Informação para a Gestão”, bem como sobre as Políticas Nacionais de Laboratórios de Saúde Pública e de Promoção da Saúde.

O ponto principal da reunião aconteceu com a discussão da Política Nacional de Segurança do Paciente e o estado da arte da sua implantação e com o debate sobre as propostas para a construção da Política Nacional de Vigilância em Saúde. Segundo os coordenadores das Câmaras Técnicas, Nereu Mansano e Viviane Rocha, as discussões sobre esta última política vão subsidiar o subgrupo de trabalho do GTVS da CIT, na construção da política. O debate está sendo feito com base no documento preliminar do subgrupo de trabalho com o objetivo de agregar ao documento as propostas que Câmaras Técnicas apresentarem.

O encontro continua amanhã (4/4), com temas como a Vigilância em saúde das populações expostas a agrotóxicos e a Política Nacional de Saúde do Trabalhador e da Trabalhadora. A reunião também terá espaço para troca de experiências.  As Secretarias de Estado da Saúde de Bahia e Minas Gerais irão apresentar a Implantação do Protocolo de Atenção e Vigilância a Exposição a Metais no município de Santo Amaro – BA;  a Construção do plano de atenção e vigilância à saúde de populações expostas a agrotóxicos na Região Oeste da Bahia; a Saúde do Trabalhador: ações e interface no Projeto de Fortalecimento da Vigilância em Saúde, e o Diagnóstico do perfil produtivo: resultado da integração da Vigilância em Saúde com a Atenção Primária à Saúde em Minas Gerais .

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Tatiana Rosa

Assessoria de Comunicação Social do CONASS

ascom@conass.org.br / 61 – 3222-3000