CONASS promove oficina sobre Sistemas de Informação e Análise de Situação de Saúde, com ênfase nas Doenças Crônica Não Transmissíveis

Aracaju – Nos próximos dois dias (13 e 14), profissionais das áreas de atenção e vigilância em saúde das Secretarias Estaduais de Saúde e técnicos do ministério da Saúde e da Organização Pan-americana em Saúde (Opas), participam em Aracaju, da Oficina Sistemas de Informação e Análise de Situação de Saúde, com ênfase nas Doenças Crônicas Não Transmissíveis. O objetivo é apresentar os sistemas de informação em  saúde e  promover a reflexão sobre  a importância da alimentação e da utilização das  informações e também da análise de situação de saúde para planejamento, programação e tomada de decisão, monitoramento e avaliação.

O encontro faz parte das atividades da Câmara Técnica de Atenção Primária à Saúde do CONASS, coordenada pela assessora técnica do Conselho, Maria José Evangelista. Ela explica que a oficina é um desdobramento do Curso em Manejo das Condições Crônicas, realizado pelo CONASS, em julho deste ano em Maceió.

A secretária de Estado da Saúde de Sergipe, Joélia Silva, participou da abertura do evento e destacou a importância do debate conjunto.  “Essa oficina é uma oportunidade única que a nossa coordenação estadual e municipal de Atenção Básica e de Vigilância em Saúde tem de poder discutir com as representações de todos os estados brasileiros aqui representados”, disse.

Durante os dois dias da oficina, os cerca de 60 participantes, vão trabalhar em grupos, temáticas específicas como o conceito e a importância da incorporação na gestão e na prática cotidiana dos serviços, da Saúde Coletiva Baseada em Evidências, dos Sistemas de Informação em Saúde da Análise de Situação de Saúde; o processo de implantação do Sistema de Informação em Saúde para a Atenção Básica (Sisab).

 

Os participantes também vão debater a importância de coleta de dados e da alimentação dos diversos sistemas de informação, bem como vão realizar a análise de algumas informações geradas pelos principais sistemas de informação, a partir do cálculo de alguns indicadores.

 

 

Tatiana Rosa

Assessoria de Comunicação Social do CONASS

ascom@conass.org.br

61 – 3222-3000