CONASS promoverá Curso de Direito Sanitário a Distância para profissionais das secretarias estaduais de saúde

Brasília – O CONASS, em parceria com a Fiocruz, promoverá um Curso de Direito Sanitário a Distância. O curso, que será direcionado às equipes das Secretarias Estaduais de Saúde (SES), foi apresentado aos gestores estaduais de saúde na assembleia do CONASS do dia 29 de abril, pela professora doutora Maria Célia Delduque. A professora destacou que o curso tem todos os módulos educacionais referentes ao SUS e capacitará os profissionais que desenvolvem atividades meio, como diagnósticos, procedimentos de aquisição, contratos, convênios, parcerias e etc. Será realizado entre agosto de 2015 e agosto de 2016 sendo que as inscrições estarão abertas de 4 DE MAIO À 26 DE JUNHO DE 2015.

O secretário executivo do CONASS, Jurandi Frutuoso, ressaltou a preocupação do CONASS é qualificar as equipes nos estados: “E esperamos que, de fato, esse convênio com a Fiocruz traga impactos positivo nas secretarias, auxiliando na segurança e na eficiência do gasto público”. O secretário estadual de saúde do Maranhão, Marcos Pacheco, enfatizou a importância de que o curso seja pautado na relação de ensino aprendizado. “O servidor deve ter a consciência de que aprendeu para ensinar a outros”, explicou. Delduque esclareceu que a preocupação do secretário está contemplada na medida em que o projeto de intervenção a ser apresentado ao final do curso visa a multiplicação do conhecimento.

Rita Cataneli, coordenadora de Núcleos Técnicos do CONASS, destacou, que o fundamento para que o CONASS buscasse parceria junto à Fiocruz é a pesquisa recentemente realizada a respeito das estruturas de Recursos Humanos das SES, que mostrou a dificuldade de apropriação dos profissionais na associação das peculiaridades da saúde pública, às exigências da administração. Ela também destacou que a oferta do curso no começo da gestão visa um melhor aproveitamento pelas SES do aprimoramento profissional de seus técnicos. O presidente do CONASS, Wilson Alecrim, destacou que a indicação pode ser de técnicos tanto do nível central da secretaria, quanto daqueles alocados nos níveis regionais. E certamente significará ganho para as equipes profissionais das SES.

ACESSE AQUI O EDITAL.

Mais informações a respeito do curso podem ser obtidas no link: WWW.SIGALS.FIOCRUZ.BR

 

Assessoria de Comunicação Social do CONASS

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000