CONASS realiza oficina para formular Agenda Prioritária da Atenção Primária à Saúde nos estados

Coordenadores e técnicos da Atenção Primária à Saúde (APS) das Secretarias Estaduais de Saúde participam, de hoje (04) até quarta-feira (06), em Brasília, da I Oficina de Planejamento da Atenção Básica. Os principais objetivos são debater os problemas enfrentados pelos planejadores da APS nos estados, identificar possibilidades e desafios presentes nos processos de Planejamento na Atenção Primária e formular uma proposta de Agenda Prioritária da APS nos estados brasileiros.

Para a colaboradora do encontro e membro do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia – Ana Angélica Ribeiro, a reunião tem o objetivo de construir uma Agenda de Atenção Primária no Brasil para atender a novas demandas da população, que mudaram nos últimos anos. “Precisamos mudar nossos serviços de saúde para dar conta das necessidades específicas da população brasileira, como as doenças crônicas e compatibilizar as políticas que foram construídas ao longo dos anos com as novas políticas,” disse.

Os coordenadores também vão tratar de assuntos como  a Atenção Primária á Saúde nos Planos Estaduais de Saúde, além dos seus conceitos e os desafios.

Luiza Tiné – Ascom/CONASS