Conass recebe Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias

Grupo de ACS e ACE na sede do Conass

O presidente do Conass, Carlos Lula, o secretário executivo, Jurandi Frutuoso e as assessoras técnicas Maria José Evangelista e Carla Ulhoa, receberam na sede do Conselho, na quarta-feira (08), um grupo de Agentes Comunitários de Saúde e Agentes Comunitários de Endemias.

Os representantes do Conass enalteceram o trabalho importante que esses agentes desenvolvem na saúde pública e disseram ser necessário conversar sobre os desafios que estão postos à categoria, principalmente diante do cenário atual, como as estruturas insuficientes das salas de vacina, a falta de insumos e a baixa motivação da população em relação à vacinação.

Os agentes citaram problemas como a falta de capacitação em relação à vacinação e as condições precárias de trabalho, mas também destacaram a importância do trabalho que desenvolvem para o Sistema Único de Saúde. “Para o SUS nós somos um exército”, afirmaram. Como encaminhamento, Frutuoso determinou que seja criado um cronograma de diálogos da categoria com Conass e Conasems já para o início de 2021.