CONASS recebe visita do Secretário de Estado da Saúde do Ceará

Brasília – O secretário de Estado da Saúde do Ceará, Antonio Carlile Lavor, visitou hoje (03), a sede do CONASS, em Brasília, e falou sobre os principais gargalos a serem enfrentados pela Secretaria de Saúde do Ceará durante a sua gestão. Segundo ele, de imediato é preciso resolver o surto de sarampo no estado. “O Ceará já foi campeão na erradicação do sarampo, mas há um ano temos foco da doença em Fortaleza e em Caucaia. Precisamos resolver essa questão”, esclareceu.

Lavor também citou a grave situação de superlotação dos hospitais do estado, boa parte em decorrência dos acidentes de trânsito, principalmente envolvendo motocicletas e afirmou que irá trabalhar a questão junto com sua equipe.

Apesar dos desafios que enfrentará, o secretário também mostrou otimismo ao falar dos pontos positivos da saúde pública no Ceará. Ele citou as policlínicas espalhadas no estado e que funcionam a partir dos consórcios assinados com os prefeitos dos municípios, como um exemplo de boa gestão. “Hoje temos 21 policlínicas que têm até 13 especialidades, distribuídas uma em cada região do estado. Houve uma grande estruturação em termos de prédios e equipamentos”, afirmando em seguida que ter uma estrutura de gerenciamento para toda essa rede de serviços, é também um grande desafio.

Carlile Lavor observou que pretende aproveitar a experiência acumulada pelo CONASS por meio de sua equipe para trabalhar junto com os demais secretários estaduais de saúde alternativas que busquem  o aperfeiçoamento e consolidação do SUS nos estados.