Conass tem semana de intensa cooperação internacional

O Conass é membro e representante do Brasil em diversas instituições internacionais, com as quais contribui ativamente nas discussões, definições de estratégias e produção de conteúdo. O responsável pela área de Relações Internacionais e ex-presidente do Conass, Prof. Fernando Cupertino, em viagem à Portugal esta semana, participou de diversas atividades com vistas a aprimorar as políticas públicas de saúde e agregar experiências exitosas e inovadoras para o Brasil.

Na segunda e terça-feiras (10 e 11), Cupertino, que coordena o secretariado técnico permanente do Fórum da Sociedade Civil dos Países de Língua Portuguesa, participou da assembleia geral da instituição e encerrou seu mandato como Coordenador. A partir de 2019, esta coordenação ficará a cargo de Cabo Verde, porém o Brasil, representado pelo Conass, assumirá a vice coordenação. Já na qualidade de coordenador da Comissão Temática da Saúde e da Segurança Alimentar e Nutricional dos Observadores Consultivos da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP) Cupertino entregou ao Diretor de Cooperação da CPLP, Dr Manuel Lapão, na terça-feira, o plano de trabalho para o biênio 2019/2020.

“A comissão concluiu a elaboração de um plano de trabalho para o biênio 2019-2020, cujo foco principal diz respeito ao fortalecimento dos cuidados de saúde primários no âmbito de todos os países da lusofonia”, explica o assessor do Conass. Presidida por Fernando Cupertino desde 2015, a comissão apoiará a execução do objetivo estabelecido no Plano Estratégico de Cooperação em Saúde, aprovado pelos ministros da Saúde dos Estados-Membros, em encontro ocorrido em Brasília, em outubro de 2017. “Para tanto, a comissão promoveu amplo debate entre seus membros e buscou, ainda, a contribuição por escrito de reconhecidos especialistas de diferentes países que integram a CPLP”, ressaltou Cupertino.

Na quarta-feira (12), a convite do diretor do Instituto de Higiene e Medicina Tropical da Universidade Nova de Lisboa (IHMT),Paulo Ferrinho, o Conass participou do encerramento da 9ª Jornada Científica do Instituto.

A semana seguiu com reuniões com os professores Jorge Simões e Zulmira Hartz, do IHMT, para tratar da publicação do terceiro volume da série Leiass (Linha Editorial Internacional de Apoio aos Sistemas de Saúde), com o tema: Municípios e Saúde, que trará artigos de especialistas da Alemanha, Espanha, Reino Unido, Itália, Suécia e Portugal e um relato do papel dos municípios na saúde nesses países, incluindo Portugal como desdobramento do seminário ocorrido em outubro passado, no qual Fernando Cupertino falou sobre a municipalização da saúde no Brasil. O primeiro e segundo volumes da série estão disponíveis na Biblioteca Digital do Conass.

Finalizando as atividades, na sexta-feira (14), o trabalho seguiu com os professores Paulo Ferrinho e Zulmira Hartz, para tratar dos preparativos para o Curso de Avaliação em Políticas de Saúde, que será ministrado por professores do IHMT para os técnicos do Conass no início de 2019. O Instituto também contará com a ajuda do Conass para a organização de uma Missão de Estudos de dez de seus professores da área de saúde pública, junto ao Ministério da Saúde e de Serviços Sociais do Quebéc, para julho de 2019.