Credeq intensifica ações de prevenção ao novo coronavírus

Medidas executadas a partir de diretivas da SES visam preservar vidas e manter a excelência no atendimento na unidade do Governo de Goiás em Aparecida de Goiânia

O Centro Estadual de Referência e Excelência em Dependência Química (Credeq) – Prof. Jamil Issy, unidade do Governo de Goiás em Aparecida de Goiânia, reduziu em 50% o número de pacientes avaliados, diariamente, no âmbito ambulatorial. Estas e outras ações integram o protocolo de combate à Covid-19, provocada pelo novo coronavírus. No âmbito das internações, as atividades físicas com contato físico estão suspensas, e as atividades internas em ambientes fechado foram reduzidas para, no máximo, dez pacientes, em local arejado, mantendo distância de 1 metro.

Os pacientes ambulatoriais estão aguardando suas consultas do lado de fora da unidade, em frente a recepção central, em um ambiente organizado pelo setor de hotelaria da instituição, mas que considera distâncias protocolares. Ao receber o paciente na recepção, caso ele seja identificado com sinais gripais, é ofertada a ele a máscara cirúrgica. Em seguida, o paciente é isolado em local arejado até a chegada da equipe de enfermagem, que realizará a triagem na recepção e repassará as orientações ao paciente e ao seu acompanhante.

Para os pacientes do setor internação, que nesta quinta-feira, 19, somavam 96 – dos quais 16 mulheres e 80 homens –, estão suspensas as visitas e licenças terapêuticas (LT) – aquelas em que o paciente volta para a casa por um final de semana –, assim como as realizações de exames não urgentes fora da unidade.

Novas formalidades
De acordo com o diretor Técnico do Credeq – Prof. Jamil Issy, Danilo Fiorotto, as medidas, organizadas a partir de diretivas da Superintendência da Vigilância Sanitária da da Secretaria da Saúde de Goiás de Goiás (Suvisa/SES-GO), têm o propósito de preservar vidas e manter a excelência no atendimento e no tratamento. Fiorotto adianta que as medidas também alcançam os colaboradores, que estão sendo inteirados sobre as novas formalidades a partir de palestras ministradas desde o início desta semana.

Na quarta-feira, 18, por exemplo, ocorreram duas palestras, nas quais foram evidenciadas o protocolo de manejo do novo coronavírus, com novas medidas de prevenção e ações estratégicas em caso de contaminação. O regulamento foi desenvolvido em parceria entre a Gerência Técnica e a Comissão de Controle de Infecções Relacionadas à Saúde (Cciras). As medidas estão de acordo com as orientações disponibilizadas pela SES-GO.

Durante as exposições, foram definidas medidas práticas para diagnosticar possíveis infectados, além de reforçar que não existem tratamento e nem vacina para o vírus, por isso é importante a prevenção. As palestras foram ministradas na Sala de Terapia Ocupacional, do Ambulatório Infantojuvenil (STO-3), pela enfermeira Solange Tavares, com participação da gerente de Enfermagem Moana Salviano.


Carla Monteiro/Associação Luz da Vida
Foto: Banco de Imagens/Comunicação Setorial