Curso de especialização em atenção básica do Provab começa dia 19

A aula inaugural será realizada pelo ministro da Saúde, Alexandre Padilha, para todos os profissionais selecionados pelo programa e inscritos no curso

Na terça-feira (19), o ministério da Saúde realizará a aula inaugural do Curso de Especialização com Foco na Atenção Básica do Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica (Provab). A aula acontecerá por webconferência e deverá contar com a participação dos 1.614 profissionais selecionados, sendo 1.167 enfermeiros e 410 dentistas, além dos demais profissionais interessados em participar do curso. Para participar da aula, os alunos deverão acessar o site www.saude.gov.br/temporeal, a partir das 10h30.

A especialização é uma estratégia para a qualificação da Atenção Primária em Saúde, com incorporação de conteúdos do Programa Nacional de Melhoria do Acesso e da Qualidade da Atenção Básica (PMAQ) e do Índice de Desempenho do SUS (IDSUS). O curso terá duração de 12 meses, contatos entre 19 de junho deste ano a 30 de junho de 2013– as atividades em serviço terão início em 20 de junho, e as atividades acadêmicas em 1º de julho, e prevê aos profissionais participantes 32h de atividades práticas nas unidades básicas de saúde e na gestão da atenção básica e 8h em atividades acadêmicas à distância por semana.

Dez universidades públicas, integrantes do sistema Universidade Aberta do SUS (UnA-SUS), serão responsáveis pelo curso: Universidade Estadual do Rio de Janeiro (UERJ), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS) – em parceria com a Fiocruz/MS, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Universidade de Brasília (UnB), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Universidade Federal de Pelotas (UFPEL), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e Universidade Federal de Ciências da Saúde de Porto Alegre (UFCSPA).

O cronograma das atividades do curso pode e instruções aos profissionais participantes estão disponíveis no site http://provab.saude.gov.br.

O PROVAB

Instituído por meio da Portaria Interministerial nº 2.087/2011, oferece incentivos aos médicos, enfermeiros e cirurgiões-dentistas que optarem por atuar nas equipes de Saúde da Família e outras estratégias de organização da atenção básica em municípios com carência de profissionais, áreas de extrema pobreza e periferias das regiões metropolitanas, contemplando também equipes que desenvolvem a atenção à saúde das populações ribeirinhas, quilombolas, assentadas e indígenas. O objetivo do

Thainá Salviato
Jornalista/Núcleo de Comunicação
Secretaria de Gestão do Trabalho e da Educação na Saúde (SGTES)