Curso de Educação a Distância sobre o Programa Bolsa Família (PBF) na Saúde tem última edição do semestre

UniverSUSA Coordenação-Geral de Alimentação e Nutrição (CGAN/DAB/SAS) do Ministério da Saúde, em parceria com o DATASUS, oferece a 4ª turma do Curso de Educação a Distância sobre o Programa Bolsa Família (PBF) na Saúde. A capacitação é destinada aos profissionais que atuam nos municípios e estados com a execução de ações de monitoramento e acompanhamento das famílias beneficiárias.

As inscrições para a última turma do primeiro semestre de 2016 ficam disponíveis no período de 13 a 17/06/2016. Este ano, já foram disponibilizadas três turmas, totalizando 482 alunos inscritos.

Objetivo: Propiciar a compreensão da importância do acompanhamento dos beneficiários do Programa Bolsa Família pela equipe de saúde; possibilitar melhor organização e planejamento da atenção básica para o acompanhamento dos beneficiários do PBF e compreender o funcionamento do sistema de informação sendo capaz de utilizar todas as ferramentas disponibilizadas pelo mesmo.
Público-alvo: Gestores do Programa Bolsa Família na saúde e operadores do SBFA.
Carga horária: 20 horas

Os interessados devem se inscrever no endereço http://universus.datasus.gov.br, em “cadastro > novo cadastro”. Na tela seguinte, o usuário precisará digitar todas as informações solicitadas e, ao final, receberá uma mensagem por e-mail com instruções para finalização do processo.

Ao voltar ao site UniverSUS, o aluno terá que digitar o usuário e senha (que foram criados no cadastro) e clicar no campo “acesso”. Desta maneira, os participantes terão acesso aos cursos disponíveis, entre os quais haverá o curso “Bolsa Família na Saúde”. O cadastro deverá ser preenchido momentos antes da inscrição, ou seja, na semana em que a turma será ofertada, caso contrário, o ambiente virtual não permite que o cadastro seja concluído.

No primeiro acesso ao curso, o aluno pode aproveitar para utilizar o fórum de apresentação, para trocar experiências com os demais alunos da turma e visitar a biblioteca.

Os cadastros no ambiente virtual e as inscrições para as turmas ofertadas estarão disponíveis nos três primeiros dias do curso. Assim, para a quarta e última turma do primeiro semestre de 2016, as inscrições ficarão abertas de 13 a 15 de junho ou até completar o número máximo de 600 participantes.

O calendário de turmas do curso retorna no segundo semestre de 2016, a partir de agosto, com mais cinco turmas até dezembro. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail bfasaude@saude.gov.br.