Curso Introdutório de Avaliação de Tecnologias em Saúde para Gestores do SUS

 

No período de 21/06/2017 a 15/08/2017 ocorrerá o Curso Introdutório de Avaliação de Tecnologias em Saúde para Gestores do SUS.

O curso é gratuito, sendo uma realização do Hospital Alemão Oswaldo Cruz (São Paulo) em parceria com o Ministério da Saúde, por meio do Programa de Apoio ao Desenvolvimento Institucional do Sistema Único de Saúde (PROADI-SUS).

Visão geral

Por meio de um curso autoinstrucional de 20 horas (na modalidade de ensino à distância, EaD), os participantes terão a oportunidade de conhecer a relevância da Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS) nos processos de tomada de decisão em saúde, com um foco particular no SUS. O curso abordará de maneira introdutória os conceitos com o objetivo de despertar o interesse dos profissionais pela área de ATS.

Público-alvo

Profissionais da área de saúde, economia e do judiciário (de todos os níveis técnicos) que atuam diretamente no serviço público, nas três esferas de governo, e que tenham interesse em conhecer ATS e a importância e a necessidade de uma institucionalização do uso sistemático, racional e transparente da evidência científica na incorporação, desincorporação e modificação de tecnologias em saúde no âmbito do SUS. Não há necessidade de conhecimento prévio em ATS.

Conteúdo programático

  • Aula 1: Introdução à Avaliação de Tecnologias em Saúde (ATS)
  • Aula 2: Política Nacional de Gestão de Tecnologias em Saúde (PNGTS) e a incorporação de tecnologias no SUS
  • Aula 3: Métodos que integram a evidência
  • Aula 4: Principais ferramentas para avaliação da qualidade dos estudos úteis em ATS
  • Aula 5: A ATS na prática da gestão do SUS

Critérios de elegibilidade

  • Ensino superior completo;
  • Atividade em algum setor público tais como hospitais públicos, universidade públicas, clínicas, laboratórios, centros de pesquisa, institutos que atuam na saúde pública e legislação (incluindo setores do judiciário), agências de saúde, conselhos nacionais, membros da REBRATS bem como secretarias municipais, estaduais e do Ministério da Saúde.

Documentos necessários

  • Currículo resumido (obrigatório);

Estrutura

O curso será oferecido à distância em ambiente virtual de aprendizagem, com ferramentas gráficas e interativas. O programa conta com metodologias educacionais direcionadas para capacitação de profissionais adultos, possibilitando o acesso a qualquer hora e em qualquer lugar.

Tempo para a realização do curso: o aluno realizará as atividades propostas seguindo o seu próprio ritmo. O tempo mínimo para conclusão é de 02 semanas, e o tempo máximo é de 08 semanas. ​

Período de inscrição (Prorrogado!)

De 02 de maio até 11 de junho de 2017Para se inscrever, clique no link abaixo.

VAGAS LIMITADAS! INSCREVA-SE JÁ!

Seleção

Por ordem de inscrição, máximo de 1.000 vagas.

Divulgação dos selecionados

Os alunos selecionados serão notificados por e-mail no dia 13 de junho de 2017.

Início do curso

21 de junho de 2017

<-Voltar