Curso sobre o Manejo de Condições Crônicas reúne profissionais de todo o país em Maceió

Cerca de 70 profissionais das áreas de atenção e vigilância em saúde das secretarias estaduais de saúde e técnicos do ministério da Saúde e da Organização Pan-americana em Saúde (Opas), participam do Curso em Manejo das Condições Crônicas, iniciado hoje (29), em Maceió.

Organizado pelo Conselho Nacional de Secretários de Saúde (CONASS), Opas Brasil e Ministério da Saúde, e com o apoio da Secretaria Estadual de Saúde de Alagoas, o curso faz parte das atividades da Câmara Técnica de Atenção Primária à Saúde do Conselho e tem o objetivo de fortalecer os estados para reorientação do sistema de saúde na atenção às condições crônicas.

O secretário de Estado da Saúde de Alagoas, Jorge Villas Boas, ressaltou que as doenças crônicas são hoje, um desafio para o sistema de saúde brasileiro.

“O sistema de saúde brasileiro se organiza para atender às demandas de doenças agudas, quando na verdade a maior parte da população precisa de serviços voltados para as condições crônicas. É fundamental que a Atenção Primária à Saúde seja tratada como prioridade porque é ela que resolve a maior parte dos problemas de saúde do país”, disse.

Ainda de acordo com o secretário, a integração entre as áreas de Atenção e Vigilância em Saúde para estruturar serviços mais adequados às necessidades da população.

Alberto Barceló, consultor da Opas em Washington e coordenador do curso, explicou que a população de pessoas portadoras de doenças crônicas cresceu e tem crescido muito. Fato que, segundo ele, exige estratégias de enfrentamento diferentes daquelas elaboradas para as condições agudas.

Barceló explicou que a expectativa com a implantação do curso no Brasil é de que os profissionais desenvolvam projetos para a melhora da qualidade da atenção aos portadores de doenças crônicas nos seus estados e também, a capacitação de outros profissionais.

O Curso de Manejo em Condições Crônicas tem duração de 40 horas e vai até sexta-feira (02).

 

 

 

 

CONFIRA AS APRESENTAÇÕES DOS PALESTRANTES

 

Manhã

Tarde

 

 

Foto 1 – Carla Cleto – Ascom SES/AL

______

Tatiana Rosa

Assessoria de Comunicação Social do CONASS

ascom@conass.org.br

Telefones: (61) 9696 4675 / 9970 5735 / 8172 8892 / 3222 3000

ais para trabalhar nessa área. O curso, segundo afirmou, já foi ministrado nos Estados Unidos, Argentina, Chile e Colômbia.