Datathon Desafio de Dados da Saúde Pública no Brasil registra 574 competidores de todo país

Premiação é um pacote de inscrição, viagem  e hospedagem para a Tableau Conference 2018 em New Orleans, nos  Estados Unidos

Cerca de 574 pessoas de todo país registraram  participação no primeiro datathon

Desafio de Dados da Saúde Pública no Brasil, sendo 201 inscrições individuais e 373 distribuídas em 128 equipes. Os participantes devem apresentar suas análises até o dia 17 de julho. A partir do dia 6 de agosto, os jurados vão publicar as 10 melhores análises

para a votação do Júri Popular. O regulamento está disponível no site:

www.desafiodedados.com.br.

A competição envolve análise de dados abertos com o objetivo de produzir infográficos, insights e outras narrativas sobre as informações disponibilizadas pelo governo brasileiro. A expectativa é que o material produzido pelos participantes possa fazer uma real diferença na compreensão dos problemas na  área de saúde do país.

Premiação

O competidor individual ou a equipe responsável pela análise de dados vencedora ganhará a inscrição e terá as despesas de viagem e hospedagem cobertas para a Tableau Conference 2018, a ser realizada em New Orleans, nos Estados Unidos, entre os dias 22 e 25 de outubro de 2018. Para mais informações, acesse:

https://tc18.tableau.com/.

Inovação

A iniciativa nasceu da vontade de aproximar  desenvolvedores e profissionais de análise de dados de grandes questões nacionais. E a pasta da saúde é uma delas: é o maior investimento do país, comparado a outras rubricas orçamentárias.

“Queremos promover um debate qualificado  para melhorar e ampliar o entendimento sobre saúde pública no Brasil a partir dos insights feitos pelos competidores do Desafio. O Datathon  pretende fomentar análises propositivas, que podem apresentar potenciais tendências, identificar comportamentos e contextualizar dados da área de saúde, auxiliando na construção de políticas públicas”, explica Gustavo Guimarães, presidente da Qubo Tecnologia,  empresa responsável pela realização do Desafio de Dados.

O Diretor da Secretaria de Ciência,  Tecnologia e Insumos Estratégicos do Ministério da Saúde, Thiago Rodrigues, destacou: “Temos 40 mil unidades básicas de saúde. A nossa esperança é que o desafio possa trazer dados que auxiliem na tomada de decisão dos gestores”. A chefe do núcleo de Dados  Abertos do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União (CGU), Thalita Ary, avalia que o Desafio fortalece a vertente do consumo de dados abertos: “O Desafio promove insights e análises que geram benefícios concretos para a população. O potencial  dos dados abertos só é totalmente aproveitado quando ele é efetivamente utilizado. Esse formato de dar mais tempo para os participantes entenderem os dados vai trazer resultados mais robustos e estruturados”.

Qubo Tecnologia

Empresa brasiliense especializada em análise  de dados, a Qubo Tecnologia acumula 10 anos de experiência em entender e ofertar soluções diversas de análise, ingestão, tratamento e visualização de dados. Com uma abordagem consultiva e integrada de atividades, ajuda a transformar a maneira como as organizações realizam análise de dados.

SERVIÇO

Desafio de Dados da Saúde Pública no Brasil

Regulamento:

www.desafiodedados.com.br

Período de análises:

de 4 a 17 de julho

Divulgação das dez propostas para

a votação popular:

6 de agosto

Divulgação do resultado:

15 de agosto

Realização:

Qubo Tecnologia

Patrocinadores:

Qubo Tecnologia, Tableau Software,

Federação das Indústrias do Distrito Federal (Fibra), Instituto Brasileiro de Pesquisa e Análise de Dados (IBPAD)

Participação:

Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae)

Apoio Institucional:

Ministério da Saúde (DEMAS/SAGE/MS e DECIIS/SCTIE/MS), Controladoria Geral da União e Sedict/GDF.

ASSESSORIA DE IMPRENSA – Desafio de Dados

da Saúde Pública no Brasil

Conversa Coletivo de Comunicação Criativa

Amanda Vieira | (61) 99685-73222 |

amandav@coletivoconversa.com.br

Kadydja Albuquerque | (61) 98277-8382 |

kadydja@coletivoconversa.com.br