Debate 17/09 – Cuidar de quem cuida: a segurança do Trabalhador da Saúde como uma prioridade para a Segurança do Paciente


No Dia Mundial da Segurança do Paciente, 17 de setembro, a Organização Pan-Americana da Saúde no Brasil (OPAS/OMS) promove o debate virtual “Cuidar de quem cuida: a segurança do Trabalhador da Saúde como uma prioridade para Segurança do Paciente”. A atividade integra as ações da campanha regional da OPAS/OMS intitulada “Trabalhadores de saúde seguros, Pacientes seguros”. O debate será transmitido no Portal da Inovação na Gestão do SUS (www.apsredes.org), às 17h.

As três experiências convidadas vão apresentar as boas práticas de cuidado adotadas na Atenção Primária à Saúde, visando a proteção do usuário e também dos trabalhadores. Elas foram desenvolvidas pelas equipes das cidades de Uberlândia/MG, São Bernardo do Campo/SP e São Paulo/SP, e participam da iniciativa APS Forte no SUS no combate à pandemia, promovida pela OPAS/OMS no Brasil e o Ministério da Saúde.

O debate virtual será moderado pela coordenadora da Unidade Técnica de Sistemas e Serviços de Saúde e Capacidades Humanas da OPAS/OMS no Brasil, Mónica Padilla. A debatedora será a professora da Universidade de Brasília, Helaine Capucho, que participou da implementação de programas de Segurança do Paciente em mais de 40 hospitais públicos universitários e de ensino brasileiros.

O debate será transmitido no Portal da Inovação na Gestão do SUS (www.inovacaoemsaude.org ou www.apsredes.org) e também no facebook @inovacaoemsaude e no canal do youtube do Portal.

O público poderá enviar perguntas para os convidados no endereço: apsredes.org/participe.

Experiências convidadas:

  • Uberlândia – MG: Segurança do Paciente em tempos de Covid-19 na APS

Divulgar e adaptar as metas de segurança do paciente para a realidade dos profissionais da atenção primária no contexto da pandemia do novo coronavírus. Estimular a adoção das boas práticas de cuidado garantindo a prestação de assistência segura e qualificada aos pacientes, preservando também a segurança dos profissionais de saúde. Oferecer atendimento seguro a população.

– Vanessa Cristina Bertussi, enfermeira e supervisora de Educação Continuada da APS na SMS Uberlândia/MG

  • São Bernardo do Campo – SP: Estratégias de Cuidado Coletivo a Funcionários da Atenção Primária: Olhar a Saúde em período de quarentena – COVID 19

Relatar as práticas de cuidado desenvolvidas pela equipe Núcleo Ampliado Saúde da família na Atenção Básica (NASF-AB) com os profissionais de uma Unidade Básica de Saúde (UBS) do Município de São Bernardo do Campo/SP no período em que o país foi atingido pela pandemia do Novo Coronavírus.

– Thalita Nuez, terapeuta ocupacional na equipe do NASF de SMS São Bernardo do Campo/SP

  • São Paulo – SP: Projeto de Cuidado ao Trabalhador SUS: Saúde Mental e acolhimento em tempos de pandemia

O Projeto tem como objetivo a oferta de Escuta, Suporte e Acolhimento em Saúde Mental aos Trabalhadores de Saúde, incluindo prestadores de serviços terceirizados como vigilância e higienização, além da Sede Administrativa, mediante as angústias e sofrimento gerados pelo contexto da Pandemia.

– Danny Martin Van de Groes, terapeuta ocupacional e gestor do CAPS IJ Penha, na região leste de São Paulo

Mais informações sobre a campanha regional da OPAS/OMS sobre o Dia Mundial da Segurança do Paciente – https://www.paho.org/es/eventos/dia-mundial-seguridad-paciente-2020-alcemos-voz-por-seguridad-trabajadoras-trabajadores

Saiba mais informações sobre a iniciativa APSForte no SUS no combate à pandemia em www.apsredes.org.

Fonte: APS Redes