Debate Virtual: Guia Orientador para o enfrentamento da pandemia Covid-19 na Rede de Atenção à Saúde


O Conass realiza nessa sexta-feira (26/6), às 17 horas, o Debate Virtual: Guia Orientador para o enfrentamento da pandemia Covid-19 na Rede de Atenção à Saúde, elaborado em parceria com o Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems), a partir da preocupação da Atenção a saúde das pessoas em especial as condições crônicas, frente ao enfoque dado à pandemia de Coronavírus.

A estratégia busca reforçar as ações de saúde para as outras condições que não o Covid-19, tendo em vista que a mobilização da saúde frente à pandemia tende a desorganizar o sistema. O desafio é garantir o cuidado a partir da dinâmica imposta pela realidade pandêmica, respondendo às situações de saúde já existentes e aquelas que se apresentam a cada dia.

Três eixos descrevem a organização e integração das redes: atenção ao evento agudo de casos de SG (Síndrome Gripal) ou SRAG (Síndrome Respiratória Aguda Grave), suspeitos ou confirmados para Covid-19, coordenada para garantir a resposta das RAS de Urgência e Emergência; o monitoramento dos casos de SG/SRAG em usuários com condições crônicas até o restabelecimento completo e término do isolamento domiciliar; e o acompanhamento longitudinal das condições crônicas nas Redes de Atenção à Saúde.

A ênfase das ações listadas pelo instrumento está na integração das atenções Primária, Especializada, Hospitalar e Materna e no monitoramento dos usuários do Sistema Único de Saúde (SUS), por meio de uma rede estruturada a partir da população, tendo a APS como ordenadora do cuidado para outros pontos de atenção – do domicílio ao leito hospitalar (Domicílio; Unidade Básica de Saúde; Ambulatório de Atenção Especializada; Maternidade de Alto Risco com leitos de UTI Neonatal e Maternidade de Risco Habitual; Hospital Geral com Enfermaria; Hospital de Campanha com Enfermaria; Hospital com Leitos de UTI; e Hospital de Campanha com UTI).

Participarão do debate a assessora técnica do Conass, Maria José Evangelista; o consultor do Conass, Marco Antonio Bragança; o coordenador-Geral de Economia da Saúde do Departamento de Economia da Saúde, Investimentos e Desenvolvimento da Secretaria Executiva, do Ministério da Saúde, Átila Szczecinski Rodrigues; Cristiane Fé – da Secretaria de Estado da Saúde do Piauí; e Socorro Candeira – do Cosems Piauí. O debate será mediado pela jornalista do Conass, Ligia Formenti.

Ascom Conass

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000