Descaso e desinformação são as principais causas da não vacinação, aponta pesquisa

Secretária Arita elencou ações que serão tomadas com base na pesquisa – Foto: Divulgação SES

Uma pesquisa encomendada pela Secretaria da Saúde (SES) aponta que o descaso e a desinformação de pais ou responsáveis por crianças de até seis anos são as principais causas da não vacinação no Rio Grande do Sul. A coleta de dados ocorreu entre 19 e 30 de setembro em 13 municípios gaúchos, onde foram entrevistadas 1.371 pessoas cujos filhos tinham, ao menos, uma dose do calendário básico em atraso. Os resultados foram divulgados nesta terça-feira (12) pela secretária Arita Bergmann, durante coletiva de imprensa e servirão para balizar ações da pasta ainda neste ano.

No levantamento, 59% das pessoas apontaram motivos pessoais para a não vacinação, como esquecimento, medo de efeitos colaterais e falta de tempo, revelando um descaso ou mesmo desinformação. Questões da saúde da criança, como contraindicação médica e alergia ao ovo, somaram 31% dos motivos citados. Problemas nas unidades básicas de saúde, como horário de atendimento, localização do posto ou falta de vacina, também foram citados por 30% das pessoas.

Mesmo que por algum motivo não tenham vacinado as crianças, mais de 96% disseram acreditar na imunização e a consideram importante. Apenas 4% responderam não acreditar na eficácia das doses. A influência das notícia falsas também foi analisada e cerca de 31% disseram já ter lido ou ouvido informações antivacina na internet. Porém, mais de 84% desses afirmaram não ter acreditado nos relatos e notícias, mostrando confiança na vacinação.

Realizada pelo Instituto Amostra, a pesquisa teve as coletas das entrevistas tanto nas áreas centrais como nos bairros mais afastados. Foram selecionadas 13 cidades que tiveram, em 2018, baixos índices de vacinação, que cobrissem todas as regiões do Estado e com diferentes tamanhos populacionais. A margem de erro é de 2,5 pontos percentuais, com nível de confiança de 95%. Em relação ao perfil dos entrevistados, 90,3% foram mulheres, 64,9% têm até 24 anos e 87,8% têm ensino fundamental ou médio.

Motivos para a não vacinação

Quando analisadas em conjunto, as motivações e escolhas pessoais foram responsáveis por 59% das pessoas como uma das causas, sendo que as pessoas poderiam escolher mais de uma justificativa. Nesse grupo, a principal razão foi o esquecimento (17,9%), seguida pelo medo a possíveis eventos adversos da vacina (11,4%) e falta de tempo (11,2%).

Foi constatado que os jovens deixam de vacinar seus filhos com mais frequência por não terem convivido com certas doenças comuns em outras épocas e que desapareceram por algum tempo, mas que hoje retornam com força. O sarampo é um exemplo.

Estudo vai balizar ações da SES

Os dados serão utilizados para futuras intervenções, com o objetivo de melhorar as coberturas vacinais. Algumas das ações a serem realizadas pela SES:
– Direcionar as campanhas para alertar dos riscos da não vacinação, alertar que essas doenças matam, e explicar que elas só serão erradicadas com uma vacinação em massa;
–  Investir em mecanismos para tirar dúvidas da população, como redes sociais criando canal de WhatsApp  e utilizando os outros canais já existentes, como facebook, twitter, e ouvidoria, entre outros;
– Parceria com municípios, por intermédio do COSEMS e FAMURS, para pactuar ações a serem implementadas, com metas pré-determinadas, agregando clubes de serviço, conselhos municipais de saúde, secretarias municipais e demais gestores públicos;
– Fazer uma busca ativa junto aos pais ou responsáveis por crianças para ampliar a cobertura vacinal usando escolas, creches e até informações dos postos de saúde;
– Capacitar os servidores de saúde dos municípios;
– Manutenção do curso de “Qualificação em imunizações “ realizado na Escola de Saúde Pública;
– Premiar os municípios que registrarem os melhores indicadores de cobertura vacinal;

Tipos de vacinas em atraso

Em 90% dos casos, os entrevistados apontaram uma das cinco vacinas abaixo como em falta na caderneta das crianças (poderia ser respondida mais de uma vacina):
– Gripe (influenza, 1 dose dos 6 meses a menores de 6 anos) – 38,1%
– Febre amarela (aos 9 meses) – 18,5%
– Varicela (4 anos) – 12,3%
– Sarampo, caxumba, rubéola e varicela ou catapora (tetraviral aos 15 meses) – 11,2%
– Sarampo, caxumba e rubéola (tríplice viral aos 12 meses) – 8,9%

Clique e leia na íntegra                  |               Clique e baixe o arquivo

 

Fonte: SES/RS