CONASS e SES/DF iniciam processo de Planificação da Atenção à Saúde

Brasília – dsc_7353O Conselho Nacional de Secretário de Saúde (CONASS), iniciou nesta quarta-feira (14), em parceria com a Secretaria de Saúde, o processo de Planificação da Atenção à Saúde no Distrito Federal. A planificação é um instrumento de gestão e organização da Atenção Primária à Saúde (APS), e da Atenção Ambulatorial Especializada nas Redes de Atenção à Saúde proposto pelo CONASS e que tem sido utilizado em todo o país.

O presidente do Conselho, João Gabbardo dos Reis, destacou que esta é uma frente de trabalho importante da instituição com resultados positivos já vistos em alguns estados e municípios que estão realizando o processo.

Gabbardo afirmou ser necessário fazer uma reorganização dos serviços com a organização da APS a fim de buscar resultados positivos para a assistência da população. “Tenho certeza que a planificação da atenção à saúde, iniciada hoje por vocês vai trazer muitos resultados positivos para a saúde pública do Distrito Federal.

Para Daniel Seabra, subsecretário de Atenção Integral à Saúde do Distrito Federal, é importante reconhecer a APS como elemento fundamental para a organização do sistema. No entanto, observou que para isso acontecer de fato, é necessário que ela receba incentivos. “Com essa metodologia vamos conseguir organizar e uniformizar os nossos processos de trabalho e reconhecer onde precisamos crescer tecnicamente. Essa parceria certamente vai gerar frutos duradouros no DF, além de organizar nosso sistema como um todo”, disse.

dsc_7316A assessora técnica do CONASS, Maria José Evangelista, explicou que o processo de integração da APS com a Atenção Ambulatorial Especializada abrange todos que fazem parte da equipe e não apenas os profissionais chamados ‘tradicionais’, como médicos e enfermeiros. “Essa metodologia permite que as equipes de saúde e todos aqueles que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde e nas Unidades Ambulatoriais Especializadas como os vigilantes, a recepcionista etc., façam parte do processo, permitindo a organização do trabalho visando principalmente o cidadão e pensando como um todo: no acesso, na atenção, na segurança etc,”, concluiu.

Eliana Dourado, assessora técnica do CONASS, falou sobre a estratégia da planificação. “A proposta é começar a desenvolver a planificação nas Regiões de Saúde do DF. Vamos iniciar na Região Leste onde aplicaremos a mesma proposta já desenvolvida com sucesso em diversos estados com a organização da Atenção à Saúde que será referência para a população dessa região”.

Mais fotos do evento em: https://www.flickr.com/photos/conass

 

 

 

Assessoria de Comunicação do CONASS

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000