Dia dos avós: Sespa alerta para os serviços disponíveis pelo SUS a esse segmento da população

Com o Dia dos Avós lembrado neste domingo (26), a Secretaria de Estado de Saúde (Sespa) orienta sobre a necessária atenção à saúde das pessoas acima de 60 anos de idade, segmento com 755.611 habitantes, o que significa 10% do total da população paraense, que é 7.822.205 habitantes. A informação é do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Em Belém, são 132.611 idosos, 9,3% da população.

Com a pandemia do novo coronavírus, a relação entre netos e avós demandou cuidados e orientações direcionadas por notas técnicas ministeriais de prevenção à Covid-19, em que foi necessário um distanciamento social diante de uma possibilidade de contaminação dos avós com os netos, sendo crianças ou adolescentes. “Contudo, sabemos que é algo momentâneo e as relações e confraternizações serão reestabelecidas”, pontua o coordenador de Saúde do Idoso da Secretaria de Saúde do Pará (Sespa), Amujacy Vilhena.

O coordenador de Saúde do Idoso da Secretaria de Saúde do Pará (Sespa), Amujacy Vilhena

Independente desse cenário, reconhecer o que o Sistema Único de Sáude (SUS) oferece a este segmento da população é uma questão de utilidade pública e extensiva a toda a família, uma vez que, com a longevidade em evidência, todos os órgãos do corpo sofrem alterações com o envelhecimento fisiológico.

Para uma melhor qualidade de vida dos avós, os cuidados passam pela realização da prática regular de exercícios físicos, que ajudam a dilatar os vasos e melhoram a circulação sanguínea dentro dos órgãos; ter uma alimentação saudável, evitando sal e açúcares em excesso, gorduras saturadas e frituras; e beber bastante líquido, para fluidificar o sangue.

A população com mais de 60 anos no Pará tem acesso aos serviços do SUS por meio da Atenção Básica, formada pela Estratégia Saúde da Família (ESF), Unidades Básicas de Saúde (UBS), Unidades de Urgência e Emergência e Núcleos de Apoio à Saúde da Família (Nasf), que devem referenciar essas pessoas aos demais níveis de complexidade, como ambulatórios de especialidades, serviços de atenção domiciliar, pólos de dispensação de medicação para Alzheimer e Parkinson e rede hospitalar. A atenção básica também é responsável pela aplicação de vacinas voltadas ao público com mais de 60 anos, a exemplo das campanhas anuais contra a gripe.

Entre as ações executadas pela Sespa, por meio da Coordenação de Saúde do Idoso, estão as capacitações para a distribuição correta da Caderneta de Saúde da Pessoa Idosa, emitida pelo Ministério da Saúde (MS), e assessoria técnica aos municípios na implantação dos serviços de atenção domiciliar, como o Programa Melhor em Casa, desenvolvido pelo governo federal.

Segundo a nota da Coordenação de Saúde do Idoso, as doenças do aparelho circulatório são a principal causa de mortalidade em pessoas com mais de 60 anos no Pará, com mais de 37% do número de mortes. As mais comuns são derrame cerebral, infarto e hipertensão arterial. Na sequência há os tumores e doenças do aparelho respiratório, com a pneumonia, e a doença pulmonar obstrutiva crônica, a exemplo do enfisema pulmonar e a bronquite crônica.

No Pará, interesses em geral das pessoas com mais de 60 anos são tratados pelo Conselho Estadual dos Direitos da Pesssoa Idosa (CEDPI), órgão deliberativo com orientações e normatização de Política Estadual da Pessoa Idosa, vinculado à Secretaria de Assistência Social, Trabalho, Emprego e Renda (Seaster). Atualmente, além da Sespa e da Seaster, possuem assento no CEDPI integrantes das Secretarias de Estado de Justiça e Direitos Humanos (Sejudh), Secretaria de Esportes e Lazer (Seel), de Educação (Seduc) e de Turismo (Setur), além da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB,Seção Pará), Companhia de Habitação do Pará (Cohab), Associação Brasileira de Alzheimer (Abraz), Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Pastoral da Pessoa Idosa (PPI), Serviço Social do Comercio (Sesc), Associação dos Funcionários Aposentados do Banco do Brasil (AFABB) e Federação de Aposentados e Pensionistas do Pará (FAAPA).

Por: Mozart Lira (SES/PA)