Dia Nacional do Doador Voluntário de Sangue

Parabéns para você que doa sangue!

Este é um ato que salva muitas vidas. Mas no Brasil, apenas 1,9% da população é doadora de sangue. E mesmo que este percentual esteja dentro do parâmetro da Organização Mundial de Saúde (OMS) – de 1% a 3% da população – o Ministério da Saúde considera que é urgente e possível aumentar o número de brasileiros doadores.

E para incentivar a doação, está disponível na Fan Page do Ministério da Saúde no Facebook, uma nova ferramenta de incentivo à doação de sangue, no Banco de Doadores Virtual. O aplicativo serve para reunir e cadastrar doadores de sangue em todo o Brasil.

Para se cadastrar, o primeiro passo é participar do aplicativo e fazer sua doação de sangue virtual. Depois  informe o seu tipo sanguíneo, preencha seus dados e convide seus amigos. Com o Banco de Doadores, os usuários também poderão ver os seus amigos classificados por tipo sanguíneo. Isso significa que você não precisa doar imediatamente, mas se coloca à disposição para uma eventual doação. O objetivos é convidar o maior número de pessoas, residentes da mesma cidade, para fazer parte do Banco de Doadores. Assim, quando alguém ou o hemocentro da sua região precisar de doação, o banco servirá para acionar possíveis doadores.

Comemoração: Todos os hemocentros do país irão realizar eventos no intuito de incentivar a população e principalmente agradecer aos doadores. Em São Paulo, a Esquadrilha da Fumaça, da Força Aérea Brasileira (FAB), fará uma apresentação na cidade de Campinas em apoio à causa. Além das acrobacias, farão a distribuição de folders e, se houver condições climáticas, escreverão no céu da cidade “Doe Sangue. Doe Vida”.

Veja o recado do ministro da Saúde, Alexandre Padilha: