É hora de inscrever as “Boas Práticas em Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa”

Foto: Divulgação

Objetivo é identificar  e revelar  as boas práticas no campo da saúde da pessoa idosa, além de incentivar os gestores a potencializar estratégias e ações que contribuam para qualificar o cuidado à pessoa idosa no Sistema Único de Saúde (SUS); As inscrições para a 5ª edição estão abertas até 31 de agosto de 2017

O Ministério da Saúde (MS), por meio da Coordenação Nacional de Saúde do Idoso (Cosapi/Dapes/SAS), lança a 5ª Edição do Mapeamento de Experiências Exitosas de Gestão Pública no campo do Envelhecimento e Saúde da Pessoa Idosa – 2017. A iniciativa é resultado de parceria do MS com o Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (ICICT/Fiocruz).

O objetivo é conhecer e dar visibilidade às boas práticas de municípios, Estados e do Distrito Federal no campo da saúde da pessoa idosa, além de incentivar os gestores a potencializar estratégias e ações que contribuam para qualificar o cuidado à pessoa idosa no Sistema Único de Saúde (SUS).

As inscrições para a 5ª edição estão abertas até 31 de agosto de 2017 (conforme cronograma abaixo). Os interessados em participar poderão acessar o edital dessa edição e realizar suas inscrições por meio de formulário próprio, disponível no site: http://saudedapessoaidosa.fiocruz.br

As experiências podem estar relacionadas aos diferentes pontos de atenção, seja da Atenção Básica ou Especializada, desenvolvidas, por exemplo, junto a Estratégia de Saúde da Família (ESF), Unidades Básicas de Saúde (UBS), Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF), Atenção Domiciliar, Atenção Hospitalar, entre outras, e ainda experiências ligadas aos Distritos Sanitários Especiais Indígenas (Dseis).

As experiências serão avaliadas a partir dos seguintes critérios: alinhamento com os princípios e diretrizes do SUS, com a Politica Nacional de Saúde da Pessoa Idosa (Portaria GM/MS n° 2528/2006), com as diretrizes para organização das Redes de Atenção à Saúde (Portaria GM/MS n° 4279/2010), e com as políticas públicas do MS relacionadas com o tema da experiência inscrita; caráter inovador; reprodutibilidade em outras realidades; e relevância dos resultados.

A partir das avaliações, serão selecionadas 14 experiências, considerando também a representatividade regional. As vagas serão disponibilizadas segundo a esfera de atuação da experiência, da seguinte maneira: Grupo A – Experiências Estaduais e do Distrito Federal: cinco vagas; e Grupo B – Experiências Municipais: nove vagas.

Por dentro do Cronograma 2017

Etapas Período
Inscrição 3 de julho a 31 de agosto de 2017
Avaliação das

experiências inscritas

1º a 21 de setembro de 2017
Divulgação dos

Resultados

6 de outubro de 2017
Apresentação das 14 experiências

Selecionadas

Novembro de 2017(data a definir)

Dúvidas serão resolvidas pela Coordenação de Saúde da Pessoa Idosa pelos telefones: (61) 3315-6226 ou 3315-9138, com Andrea, Leonardo, Lucélia ou Wendel ou pelo e-mail: idoso@saude.gov.br.