Edital da Residência da Ensp inclui o Educador Físico e o Farmacêutico a partir de 2016

A Residência Multiprofissional em Saúde da Família, está com inscrições abertas do dia 08 de setembro até 07 de outubro de 2015. A partir deste ano serão 35 vagas destinadas a enfermeiros, odontólogos, assistentes sociais, nutricionistas, psicólogos, farmacêuticos e educadores físico. O curso, com duração de dois anos, está em décima segunda edição e tem por objetivo promover o desenvolvimento de competências e atributos das equipes multiprofissionais de saúde de nível superior.

Os profissionais selecionados deverão atuar em cuidado, supervisão e gestão junto às Equipes de Saúde da Família nas áreas de competência da organização do processo de trabalho, cuidado à saúde e também nos processos de educação e formação em saúde, visando melhorar a saúde e o bem-estar das pessoas de forma individual, de suas famílias e da comunidade.

Coordenado pela pesquisadora Maria Alice Pessanha de Carvalho (DCS/ENSP), o programa abrange atividades teóricas e teórico-práticas, além de atividades práticas de formação em serviço.

A formação em serviço, que representa 80% do curso, será feita sob a supervisão de preceptores e desenvolvida junto às Equipes de Saúde da Família da Secretaria Municipal de Saúde do Rio de Janeiro. Com carga total de 20% das atividades, os processos teóricos e teórico-práticos serão desenvolvidos principalmente nas dependências da ENSP, sendo acompanhados por docentes e pesquisadores. Os alunos matriculados receberão bolsas de estudo fornecidas pelo Núcleo do Estado do Rio de Janeiro, do Ministério da Saúde (Nerj/MS).

Para se inscrever, o candidato deverá conferir o edital e fazer a inscrição, basta acessar a Plataforma Siga LS.  preencher o formulário eletrônico de inscrição. Depois, deverá imprimir, assinar e encaminhar, via postal, para a ENSP, junto com os outros documentos detalhados no edital.

Foto: divulgação