Em debate na Câmara dos Deputados, CONASS defende mais recursos para o SUS a fim de diminuir as desigualdades regionais

Brasília – O financiamento da saúde foi tema de debate na tarde desta quinta-feira (18), no Simpósio Nacional de Saúde – “Saúde: Direito de todos, dever do Estado”, realizado na Câmara dos Deputados. O secretário de Estado da Saúde do Rio Grande do Sul e vice-presidente do CONASS na Região Sul, João Gabbardo dos Reis, participou da discussão, coordenada pelo deputado federal, Alexandre Serfiotis (PSB/RJ). O debate contou ainda com a presença do secretário executivo adjunto do Ministério da Saúde, Bruno Moretti, do presidente do Conasems, Fernando Monti, do técnico de planejamento e pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea),  Carlos Ocké e do coordenador Nacional do Movimento Saúde +10,  Ronald Ferreira dos Santos.

Gabbardo evidenciou a insuficiência dos recursos destinados ao SUS, mas observou que é importante focar a discussão não sobre a questão de quanto cada Ente Federado tem aplicado em Saúde, mas sim em encontrar novas fontes de custeio. “Essa é uma discussão que já está exaurida. Nós precisamos efetivamente pensar em novas alternativas de financiamento. Os recursos são insuficientes e nós precisamos de alternativas rápidas, porque o sistema não vai aguentar muito tempo com o dinheiro que tem disponível hoje”.

O secretário observou que a alocação de mais recursos para a saúde deve contemplar componentes fundamentais como custeio, investimento e capacitação e que deve ser feita de maneira que reduza as desigualdades regionais, seja dentro dos estados, seja entre os estados e as regiões brasileiras.

O Simpósio Nacional de Saúde – “Saúde: Direito de todos, dever do Estado”, teve início ontem (18) e contou com a presença do ministro de Estado da Saúde, Arthur Chioro. Promovido pela Comissão de Seguridade Social e Família da Câmara dos Deputados e pelo Conselho Nacional de Saúde (CNS) o encontro teve como objetivo avaliar os desafios, resultados, gestão e financiamento do Sistema Único de Saúde (SUS), além de contribuir com o debate da 15ª Conferência Nacional de Saúde.

Foto: Alex Ferreira/Câmara dos Deputados

 

Assessoria de Comunicação do CONASS

ascom@conass.org.br

61 – 3222-3000