Em visita ao CONASS, presidente da Frente Parlamentar da Saúde afirma que todos têm de se mobilizar em defesa do SUS

O presidente da Frente Parlamentar da Saúde (FPS), deputado federal Osmar Terra (PMDB/RS), visitou hoje (13), a sede do CONASS, em Brasília.

Terra, que já foi presidente do Conselho entre os anos de 2007 e 2009, destacou o momento delicado que a saúde pública no Brasil enfrenta e falou sobre como pretender atuar, enquanto presidente da Frente, na defesa do Sistema Único de Saúde (SUS). “Assumo a FPS em um momento delicado. O país atravessa uma grave crise econômica que irá agravar a questão orçamentária em todos os níveis de governo. A saúde, que já não era prioridade e por exigir um volume maior de recursos, com certeza será uma das áreas mais afetadas”, alertou.

Segundo ele, a defesa da saúde pública brasileira exige esforço, não só do parlamento brasileiro, como também do próprio Governo Federal, do Ministério da Saúde e da sociedade civil, caso contrário o SUS corre sério risco de acabar. “A nossa luta agora é pela sobrevivência do sistema. Nós temos que discutir e montar uma estratégia de defesa da saúde pública no Brasil e levá-la adiante, mas essa é uma tarefa gigantesca e ninguém a coloca em prática sozinho, por isso conto com a participação do CONASS nessa luta”, observou.

Sobre como a questão tem sido trabalhada dentro do Congresso Nacional, Terra reconheceu que ela precisa ser melhor discutida pelos parlamentares. “Entendo que esse problema precisa ser mais debatido dentro das duas Casas, daí o papel da Frente Parlamentar da Saúde, que é mista, com a presença de senadores e deputados. Temos agora que preparar a defesa do SUS buscando coletivamente soluções que garantam a sobrevivência do sistema e que também apontem uma saída para o problema do subfinanciamento que é questão-chave do Sistema Único de Saúde”, concluiu.

Confira abaixo a composição completa da Frente Parlamentar da Saúde:

Presidente: Osmar Terra (PMDB/RS)

1º vice-presidente, senador Eduardo Amorim (PSC-SE);

2º vice-presidente, deputado Mandetta (DEM-MS);

3º vice-presidente, deputado Odorico Monteiro (PT-CE);

Secretária-Geral: deputada Carmen Zanotto (PPS-SC);

Secretária adjunta: deputada Jandira Feghali (PCdoB-RJ);

Tesoureiro: deputado Paulo Foletto (PSB-ES);

Tesoureiro adjunto: deputado Raimundo Gomes de Matos (PSDB-CE);

Consultor jurídico: deputado Marcelo Belinati (PP-PR).

> Ainda foram escolhidos os membros dos Conselhos Consultivo e Fiscal

 

Foto: Secretário Executivo do CONASS, Jurandi Frutuoso  recebe o presidente da Frente Parlamentar da Saúde, Osmar Terra

 

Assessoria de Comunicação do CONASS

ascom@conass.org.br

(61) 3222-3000