Entenda o Programa de Valorização do Profissional da Atenção Básica

O Programa de Valorização dos Profissionais na Atenção Básica (Provab) busca incentivar médicos recém-formados a trabalharem, por um ou dois anos, em municípios de maior necessidade e em periferias das grandes metrópoles, possibilitando um conhecimento maior da realidade do país e estimulando projetos de provimento e fixação de médicos.

Serão abertas 2 mil vagas para médicos, mil para enfermeiros e 700 para cirurgiões-dentistas. O programa tem início em março de 2012. Para esses profissionais, serão oferecidas supervisões a distância pelo Telessaúde Brasil Redes e supervisões semipresenciais. Haverá a possibilidade de especialização em Saúde da Família e Comunidade através da UNA-SUS, que disponibilizará módulos de atualização nos temas de maior necessidade.

Além disso, esses médicos terão 10% de bônus para os concursos de residência quando bem-avaliados depois de um ano no programa. Todas as instituições que oferecem programas de residência médica de acesso direto serão obrigadas a conceder o bônus de 10%. Quem atuar durante um ano terá 10% de pontuação adicional na nota final. Já aqueles que participarem do programa durante dois anos, receberão 20%.

O Ministério da Saúde, em parceria com os municípios, oferecerá salários compatíveis e boas condições de moradia e de trabalho para os profissionais que optarem pelo programa. É uma oportunidade de conhecer a realidade do nosso País, de exercer a profissão e vivenciar os mais dignos preceitos de cidadania que fazem parte dos ideais dos alunos que optam pela área da Saúde.

Assim, o programa beneficiará profissionais recém-formados nas especialidades prioritárias do Ministério da Saúde e que optaram por atuar nas áreas mais necessitadas. Além disso, terão salários diferenciados, bônus para concursos de residência, supervisão e apoio aos profissionais.

Um em cada cinco municípios brasileiros já aderiu ao Programa. Até o momento, 1.327 municípios já se inscreveram. O prazo de inscrições para os municípios interessados termina no próximo dia 7 de fevereiro. Já os profissionais de saúde têm até o dia 12 de fevereiro para se inscreverem.

* Leia mais: Provab: 1.327 municípios já aderiam ao programa
* Saiba mais: http://dab.saude.gov.br/sistemas/provab/

Ministério da Saúde

<-Voltar