Equipe americana inicia pesquisa sobre zika e microcefalia na Paraíba

Cientistas do CDC chegaram ao país; entrevistas e coletas vão durar 50 dias. Colegas já apuram relação com Guillain-Barré; não há resultados publicados.

Um estudo sobre a relação entre o vírus da zika e os casos de microcefalia começa a ser realizado nesta terça-feira (16) na Paraíba, em uma parceria do Ministério da Saúde com 17 técnicos do Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) dos Estados Unidos. A colaboração já tinha sido anunciada pela pasta e deve durar cerca de 50 dias.

Segundo o ministério, os técnicos vão coletar informações com mulheres que tiveram filhos recentemente na região, com e sem microcefalia. A Paraíba é o segundo estado com o maior número de casos suspeitos da malformação – foram 54 confirmados, 275 descartados e 427 sob investigação até esta terça.

O objetivo do estudo, segundo a pasta, é estimar uma proporção de recém-nascidos com microcefalia relacionada ao vírus da zika, além do risco de infecção pelo micro-organismo. Além dos 17 membros do CDC, nove técnicos do ministério e membros do governo local devem colaborar com a investigação.

Os pesquisadores norte-americanos também devem se reunir com autoridades locais e coletar amostras de sangue para exames complementares. Além do vírus da zika, a equipe deve testar a presença de causadores da microcefalia, como o citomegalovírus e a toxoplasmose.

Equipes do CDC atuam no Brasil para investigar o surto de doenças relacionadas ao Aedes aegypti desde o ano passado. Atualmente, o centro participa de um estudo na Bahia sobre a síndrome de Guillain-Barré, que também teria relação com o contágio por zika, e colabora com a Fiocruz em estudos laboratoriais de microcefalia em Pernambuco.

O estudo a ser iniciado na Paraíba não tem previsão para a divulgação dos resultados. As investigações de campo sobre Guillain-Barré na Bahia já foram concluídas, mas ainda não havia resultados divulgados até esta terça.

‘Sem dúvidas’

Na quinta (11), o ministro Marcelo Castro afirmou que o governo brasileiro não tinha mais dúvidas sobre a relação do vírus da zika com a microcefalia. O que os pesquisadores investigam agora, segundo ele, é a existência de outros fatores “colaterais”.

54 de zika foram confirmados na Paraíba até esta terça. O estado é o segundo com mais casos da doença, atrás de Pernambuco

“Não há a menor dúvida de que o fator determinante da epidemia de microcefalia que temos no Brasil é a epidemia de zika. O que nós vamos investigar agora é se há outros fatores adicionais, outras influências. Nós não temos hipóteses, tudo ainda vai ser investigado”, disse, ao anunciar uma parceria internacional para desenvolver uma vacina contra o vírus.

O governo também estuda parcerias com o Instituto Nacional de Saúde dos EUA (NIH) e com o laboratório GSK, envolvidos no desenvolvimento da vacina contra o ebola. Até esta terça, os acordos de cooperação não haviam sido anunciados oficialmente.

“O presidente Obama mandou um projeto ao Congresso pedindo US$ 1,8 bilhão para ações contra o vírus zika. Aqui, compreende-se desenvolvimento de pesquisas, vacinas, medicamentos e ações de controle de epidemiologias”, diz Castro. Até esta terça, os governos do Brasil e dos Estados Unidos não haviam anunciado nenhuma quantia a ser repassada ao país.

 

Por Mateus Rodrigues

Do G1 DF