Escola de Saúde de Goiás lança cursos EaD contra Covid-19

Parceria da unidade do Governo de Goiás com a Opas e Conass visa capacitação dos profissionais de saúde e começa nesta semana
Uma das principais preocupações do Governo de Goiás durante a pandemia tem sido a capacitação de seus profissionais de saúde para o enfrentamento da Covid-19. Pensando nisso, a Secretaria de Estado da Saúde de Goiás (SES-GO), por meio da Escola de Saúde de Goiás (ESG), em parceria com a Organização Pan-Americana de Saúde (Opas) e o Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass), lança nesta semana dois cursos em formato educação a distância (EaD): “Prevenção e controle de infecções (PCI) causadas pelo novo coronavírus (Covid-19)” e “Cuidados clínicos na síndrome respiratória grave”.

O lançamento nacional do projeto envolve outras escolas de saúde pública do País. Os cursos estarão disponíveis na plataforma virtual da ESG, no endereço  https://educa.saude.go.gov.br/, a partir desta quarta-feira, 15. As capacitações são autoinstrucionais e serão certificadas pela ESG, Conass e Opas.

Quem pode participar?
O curso “Prevenção e controle de infecções (PCI) causadas pelo novo coronavírus (Covid-19)” é direcionado a profissionais de saúde da atenção primária no enfrentamento da epidemia do novo coronavírus. De acordo com Mirian Oliveira, gerente de Projetos Educacionais e Ensino em Saúde da ESG, a capacitação fornece informações e elementos que facilitam a identificação de casos de Covid-19 na Atenção Primária, o que favorece a organização e a prática das medidas de prevenção e controle do vírus.
Já o curso “Cuidados clínicos na síndrome respiratória grave” é destinado a profissionais de saúde que estejam trabalhando em unidades de tratamento intensivo (UTIs) em países de baixa e média renda, para o cuidado de crianças e adultos com formas graves de infecção respiratória aguda, incluindo pneumonia grave, síndrome do desconforto respiratório agudo (SDRA), septicemia e choque séptico.

“Trata-se de um guia prático a ser utilizado por profissionais da área da saúde envolvidos em tratamentos intensivos durante surtos de infecção humana por vírus influenza (sazonal), devido ao vírus da gripe aviária (H5N1, H7N9, Mers-Cov, nCov ou outras epidemias virais respiratórias emergentes”, explica a superintendente da ESG, Kelli Santos.
Para acessar os cursos acesse: https://educa.saude.go.gov.br/​
SERVIÇO
Novos cursos autoinstrucionais para enfrentamento da Covid-19
Data: quarta-feira, 15 de julho de 2020