Escola do SUS em Mato Grosso do Sul é referência nacional no debate sobre Segurança do Paciente

Campo Grande (MS) – A Secretaria de Estado de Saúde, por meio da Escola Técnica do SUS (Sistema Único de Saúde), “Professora Ena de Araújo Galvão” (ETSUS), foi reconhecida em âmbito nacional, nessa semana, pelo trabalho que tem desenvolvido com profissionais da saúde sobre a temática Saúde do Paciente. O tema é pioneiro entre as escolas do país e é incorporado por meio do SIG (Special Interest Group– Grupo de Interesse Especial): um grupo de profissionais que utiliza mensalmente webconferências para debater o assunto.

O trabalho desenvolvido pela ETSUS de Mato Grosso do Sul foi apresentado durante a Oficina Nacional de Planejamento das Atividades da Rede de Escolas Técnicas do SUS (RET-SUS), que aconteceu em Brasília, nessa terça e quarta-feira (21 e 22.05), e reuniu todas as escolas do país.

Segundo a diretora da escola em Mato Grosso do Sul, Deisy Adania Zanoni, o SIG Segurança do Paciente é referência para outras escolas como iniciativa de um projeto colaborativo nessa temática.“A Escola Professora Ena de Araújo Galvão é protagonista no âmbito da RET-SUS na proposição e coordenação deste SIG internacional. Esta experiência está sendo fundamental para troca de experiências com outras instituições e também para a valorização dos profissionais que atuam com a temática de segurança do paciente”, explicou ela.

Deisy avaliou ainda que o SIG “possibilita a reflexão das práticas no cuidado ofertado em saúde em prol da redução dos riscos e da segurança do paciente. Esses encontros possibilitam a articulação de uma rede através da uma aproximação da ETSUS com os serviços de saúde, e também nos torna uma referência no âmbito nacional para essa discussão na área da educação profissional em saúde”.

Com o tema Metodologias Educativas, o próximo encontro do SIG Segurança do Paciente já está agendado para o dia 19 de junho, às 8 horas. Para participar, basta clicar no endereço https://conferenciaweb.rnp.br/webconf/ret-sus

Oficina Nacional

A Oficina Nacional é promovida pelo Ministério da Saúde e tem o objetivo de colaborar com o fortalecimento da educação profissional e técnica na área da saúde. A proposta é favorecer a construção compartilhada do planejamento anual – para os anos de 2019 e 2020 – das atividades das Escolas Técnicas ligadas ao SUS e alinha-las com as políticas do Ministério da Saúde, visando ao fortalecimento da educação profissional de nível técnico em saúde no Brasil.

Para isso, foram formados grupos de trabalho, durante a oficina,” para discutir e definir o planejamento anual da educação profissional para o biênio 2019/2020. Este planejamento irá contribuir também para a execução das ações educativas voltadas aos trabalhadores de nível médio do SUS.

Aproximadamente 100 participantes, incluindo representantes das Escolas Técnicas do SUS e equipe da Coordenação Geral de Ações Técnicas em Educação na Saúde do Ministério da Saúde (CGATES/MS), estiveram presentes no encontro.

O evento contou ainda com representantes dos órgãos que compõem a Comissão de Coordenação da RET-SUS: Vanessa Murta – coordenadora Geral de Ações Técnicas de Educação na Saúde; Rubens Martins, da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica do Ministério da Educação (SETEC/MEC) ; Mônica Padilha – da Organização Pan Americana de Saúde (OPAS/OMS) ; Haroldo Pontes, do Conselho Nacional de Secretários de Saúde (Conass); Márcia Cristina Pinheiro, do Conselho Nacional dos Secretários Municipais de Saúde (Conasems); e Sheila Cruz, diretora da da Escola Técnica de Saúde do Espírito Santo (ETSUS/ES) , representante da região sudeste na RET-SUS.

Luciana Brazil, Secretaria de Estado de Saúde (SES)

Foto: SES/ Deisy Zanoni