Especialistas discutiram estratégias de Atenção Básica no RN

A Secretaria de Estado da Saúde Pública recebeu o profissional de referência do departamento de Atenção Básica do Ministério da Saúde, Dirceu Ditmar Klitzke. Nos dias 29 e 30 de novembro foram realizados eventos para discussão das estratégias para a Atenção Básica no Estado, com participação do secretário George Antunes de Oliveira, da secretária adjunta Hélida Maria Bezerra e a subsecretária Ederlinda Pereira Dias, Ivana Maria Queiroz Fernandes, subcoordenadora de ações de saúde e Hugo César Novais Mota, pelo Núcleo Estadual da Estratégia Saúde da Família.

No dia 29 foi realizado o Fórum estadual de gestão da Atenção Básica da 1a., 3a., 4a., 5a. e 7a regiões de saúde, com a participação de gestores desses municípios, representantes de universidades, ministério público, ABRASCO e da Sociedade Brasileira de medicina da família e comunidade. No fórum, Hugo César Novais Mota, NEESF/SESAP, Dirceu Ditmar Klitzke, DAB/MS e Cipriano Maia de Vasconcelos, NESC/UFRN e ABRASCO, discutiram sobre a publicação da revisão da Política Nacional da Atenção Básica, e Dirceu Ditmar Klitzke, Márcia Pellense, CPCS/SESAP, e Thiago Lucena, SBMFC, discorreram sobre a Resolutividade da Atenção Básica, abordando temas de Orientação dos processos de trabalho, estruturação e informatização de UBS e educação permanente.

Dia 30 aconteceu o XXX Fórum Estadual de Saúde Bucal, com os coordenadores de saúde bucal dos municípios do Estado, no qual foi discutido o acesso de pessoas com deficiência aos serviços de saúde bucal e sua inserção na média e alta complexidade e odontologia hospitalar, com a participação de Antônia SUAS/RPCD/SESAP, Nariely, COHUR/SESAP, coordenado por Hugo César Novais Mota, NEESF/SESAP. Também foi discutida a inserção da Saúde Bucal na rede de urgência e emergência, com os relatos de experiência da organização do serviço de urgência odontológica nos municípios de Natal, pela coordenadora de saúde bucal do município, Vera Maria Martins Castro, e de Macaíba, pelo coordenador de saúde bucal do município, Sérgio Ricardo de Medeiros Siqueira.

 

Assessoria de Comunicação da Secretaria de Estado da Saúde Pública

Telefones: (84) 3232-2618/3232-2630/98109-4984

Siga, curta, compartilhe:

Instagram: @sesaprn

Site: www.saude.rn.gov.br

Twitter: www.twitter.com/SesapRN