Espírito Santo – Hemocentro Estadual de Colatina convida voluntários para reforçar estoque

Devido ao período de colheita do café, o Hemocentro Estadual de Colatina enfrenta dificuldades com o banco de sangue, que sofre com uma queda de 30% nas doações. Com a proximidade de feriados no final deste mês, a situação pode se agravar. Por isso, a Unidade pede que voluntários compareçam para reforçar o estoque.

“Os estoques estão baixos em todos os grupos sanguíneos por conta da colheita do café, que vai até o final de junho, Nessa época, geralmente ocorre uma queda nas doações. Para complicar, no final do mês haverá feriados, quando aumenta demanda por sangue devido aos acidentes automobilísticos”, explica a chefe do Hemocentro, Margareth Padovan Marino.

Portanto, a chefe da Unidade convida quem mora em Colatina e municípios adjacentes para comparecerem ao Hemocentro. Entretanto, é necessário seguir alguns pré-requisitos.

Pré-requisitos

Para doar sangue é necessário ter entre 18 e 67 anos, ou 16 e 17 anos de idade, desde que possua autorização do responsável legal e apresente documento original do mesmo. Não há peso mínimo: pessoas com menos de 50 quilos também podem doar após passarem por avaliação médica.

Caso o voluntário tenha almoçado, o procedimento deve ser feito após três horas. E se for um doador frequente, ele não pode deixar de obedecer ao intervalo para doação, que deve ser de dois em dois meses para homens e de três em três meses para mulheres.

O interessado deve apresentar um documento original com foto, preencher um cadastro com informações básicas e responder a um questionário. Em seguida, passará por triagem para examinar os sinais vitais como pressão, pulso e temperatura.

Serviço – Hemocentro Estadual de Colatina
Endereço: Rua Cassiano Castelo, s/n, Centro de Colatina
Funcionamento: segunda a sexta-feira, das 07 horas às 12h30
Telefone: 27 3177-7930
Informações à Imprensa:
Assessoria de Comunicação da Sesa
Dannielly Valory/Jucilene Borges/Marcos Bonn/Maria Ângela Siqueira
Texto: Marcos Bonn
marcosbonn@saude.es.gov.br
Tels.: 3137-2307/3636-8334/9983-3246/9969-8271/9943-2776
asscom@saude.es.gov.br