Estado fará entrega de 13.500 mosquiteiros

SES/RR

A Secretaria Estadual de Saúde (Sesau) vai distribuir 13.500 mosquiteiros impregnados com inseticida aos moradores do interior de Roraima. Equipe de técnicos do Núcleo de Controle da Malária fará o levantamento epidemiológico dos municípios com maior índice de casos em 2012. A ideia é instalá-los nas localidades que apresentaram maior incidência da doença.

No ano passado, Rorainópolis, Caracaraí, Bonfim e Cantá haviam sido contemplados pelo Fundo Global. Por isso, a prioridade de entrega dos mosquiteiros será dada às demais localidades. Os quatro municípios já recebem uma assistência especial desde 2007, quando foram selecionados pela

Organização Panamericana de Saúde (OPAS) para o controle da malária na Amazônia Legal.
De acordo com o gerente estadual do Núcleo de Controle da Malária, Jonas Monteiro, na época, o Ministério da Saúde (MS) identificou um alto índice da doença nessas localidades. O Estado havia registrado 15.236. Os quatro juntos representavam 47% dos casos de malária em Roraima.

Ainda, segundo Monteiro, a Sesau está analisando a possibilidade de fazer a entrega dos mosquiteiros para dez municípios. No entanto, tudo vai depender do número de habitantes das localidades que apresentarem o maior número de casos. Logo após o levantamento, o Estado divulgará a data e local de entrega.

MOTOS

A Sesau vai entregar 14 motocicletas para os municípios do interior do estado. Será um veículo para cada localidade. Cantá já foi beneficiado. Os veículos serão entregues ainda este mês. A data exata será definida. A Coordenação Geral de Vigilância em Saúde (CGVS) apresentará a planilha com a distribuição dos veículos. No momento, o termo de doação está sendo elaborado. Nele, serão especificados os objetivos, as responsabilidades de cada um. A ideia é que os gestores fortaleçam as ações de vigilância em saúde para o controle dos agravos, entre eles, dengue, malária, hanseníase.

De acordo com o gerente estadual do Núcleo de Controle da Malária, as motocicletas foram repassadas ao Estado pelo Ministério. Para apoiar os trabalhos dos profissionais de saúde do interior, a Sesau fará ainda este mês o repasse de equipamentos de proteção individual (EPI) aos 14 municípios do interior. A entrega será feita junto com as motocicletas a um representante de cada localidade.

Com a utilização dos EPIs, os agentes de endemias terão mais segurança ao manusear os inseticidas durante os trabalhos de borrifação. Os kits contêm máscaras de proteção individual, óculos, macacões, pares de luvas, protetores auriculares e filtros. Com isso, o Estado garante a segurança dos profissionais durante os trabalhos de controle da malária e ainda fortalece o controle vetorial.

ASCOM SESAU
(95) 2121-0507
www.saude.rr.gov.br