Oficina do CONASS promove debate sobre o cenário atual da Atenção Hospitalar

ctas1Assessores técnicos das Secretarias estaduais de saúde (SES) do Sul, sudeste e Centro-Oeste, estão reunidos nesta quarta-feira (25), na sede do CONASS, em Brasília, para a Oficina sobre Atenção Hospitalar e a 2º reunião da Câmara Técnica de Atenção à Saúde do Conselho.

O objetivo do encontro é conhecer o cenário atual da gestão hospitalar nos estados, o contexto atual da gestão da Atenção Hospitalar nas secretarias estaduais de saúde e os principais desafios enfrentados na construção e implementação da política estadual de atenção hospitalar com bases nas normativas federais e estaduais, para então, a partir deste diagnóstico, construir coletivamente a Proposta de Apoio do CONASS às SES para a área.

O secretário-executivo do CONASS, Jurandi Frutuoso, abriu oficialmente o encontro e falou sobre as dificuldades que o SUS atravessa, em especial, em relação ao financiamento do setor, mas ressaltou que as dificuldades não podem ser imobilizadoras. “Temos que agir para fazer as coisas funcionarem apesar de tudo. Espero que nestas oficinas consigamos definir os rumos a dar a essa política de saúde, mas sempre com a nossa participação dentro desse processo de construção”.ctas

A coordenadora da Câmara Técnica de Atenção à Saúde, Eliana Dourado, observou que esta é a primeira de uma série de oficinas que o CONASS vai desenvolver, a partir deste ano e no decorrer de 2017, e observou que em novembro será a vez dos assessores técnicos das secretarias dos estados do Norte e Nordeste participarem da oficina.

O encontro acontece até quarta-feira (26), com a discussão da proposta de apoio do CONASS e com sugestões de aperfeiçoamento e outros temas.