Expoepi – Mostra competitiva de vigilância reúne trabalhadores do SUS

No evento, serão premiados profissionais e serviços de saúde do país que se destacaram no desenvolvimento de ações de vigilância em saúde

Começa nesta terça-feira (15) a 13ª Mostra Nacional de Experiências Bem Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi), evento que mobiliza trabalhadores do Sistema único de Saúde (SUS) de todo as regiões do país. Até a próxima sexta-feira (18), mais de três mil pessoas irão debater e trocar experiências sobre assuntos relevantes para o aprimoramento do setor. A solenidade de abertura está marcada para as 19 horas no Centro de Convenções Internacional do Brasil (CICB), em Brasília.

No evento, serão realizadas palestras com especialistas, reuniões técnicas, exposições e vários estandes com temas da área de saúde pública. Durante a mostra, serão premiados profissionais e serviços de saúde do país que se destacaram no desenvolvimento de ações de vigilância em saúde. A programação completa da 13ª Expoepi está no site http://www.expoepi.com.br/programacao.html.

A Expoepi tem como objetivo dar visibilidade às ações de vigilância em saúde e discutir aspectos relevantes para o aprimoramento da área. “É uma oportunidade para que gestores, estudantes, pesquisadores e profissionais da saúde mostrem suas ações na área de vigilância em saúde, prevenção e controle de doenças e agravos”, observa o ministro. Segundo ele, estas informações servem para disseminar iniciativas inovadoras e boas práticas que contribuem para a proteção da população brasileira. “A troca de experiência é fundamental para garantir o aperfeiçoamento permanente de ações que previnem doenças e evitam mortes, contribuindo para a qualificação permanente do SUS”, afirma o ministro.

PNI – Dentre as novidades da 13ª Expoepi, estão um painel especial sobre os 40 anos do Programa Nacional de Imunizações (PNI), uma mesa-redonda que debaterá os caminhos para reforçar a integração entre vigilância em saúde e atenção básica e outra que discutirá as contribuições atuais da epidemiologia para a saúde pública. Outra inovação é a inclusão do tema “Malária e outras doenças transmissíveis de importância para a Região Amazônica” e “Ações de prevenção realizadas por organizações da sociedade civil” entre os temas de premiação de experiências bem-sucedidas, realizadas pelos serviços de saúde do SUS.

PREMIAÇÃO – As experiências e trabalhos técnico-científicos serão premiados nas diferentes áreas constitutivas da vigilância em saúde. Foram inscritas 540 experiências bem-sucedidas realizadas pelos serviços de saúde; 148 trabalhos de profissionais que atuam no SUS e contribuem para o aprimoramento das ações de vigilância em saúde, prevenção e controle de doenças e agravos; e 16 experiências com ações desenvolvidas por movimentos sociais que cooperaram para o aprimoramento da vigilância em saúde em relação a doenças específicas. A 13ª Expoepi também homenageará profissionais que prestaram relevantes serviços à epidemiologia e à saúde pública do país.

A exposição conta com 21 painéis temáticos, 18 mostras competitivas, duas mesas redonda e uma conferência sobre os desafios atuais de vigilância em saúde. “Os avanços do Brasil na área de vigilância, prevenção e controle de doenças são reconhecidos internacionalmente. A Expoepi mostra como cada município e estado está contribuindo para melhorar suas ações e proteger melhor suas populações”, explica o secretário de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa. Segundo o secretário, a importância de um evento como a Expoepi, que reúne profissionais de todo o Brasil, é uma oportunidade para o fortalecimento técnico, o reconhecimento e o comprometimento das Equipes de Saúde da Família, dos agentes de controle de endemias e daqueles que trabalham nas Unidades Básicas de Saúde, nas instituições acadêmicas e nas áreas de vigilância nas secretarias estaduais e municipais de saúde.

SAÚDE BRASIL– Neste ano, a Secretaria de Vigilância em Saúde publica mais um livro da série “Saúde Brasil” – lançado pela primeira vez em 2004 – e que traz uma análise sobre a situação de saúde dos brasileiros. Durante a Expoepi, haverá um painel específico para o lançamento da publicação, onde serão debatidos os principais resultados contidos nos seus capítulos, relacionados à mortalidade infantil, materna, da mulher e do adulto jovem, entre outros temas.

Realizada anualmente desde 2001, a Expoepi estimula o intercâmbio de informações e experiências entre representantes das três esferas do SUS: governo federal, estados e municípios. A participação ativa de gestores e trabalhadores do SUS no encontro reflete a incorporação crescente da epidemiologia no planejamento, na análise e na reorientação das ações de vigilância, prevenção e controle de doenças e agravos em saúde pública. O evento – que é promovido pela Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da Saúde – também serve para reafirmar a valorização dos profissionais empenhados em monitorar e promover a saúde, prevenir doenças e agravos e melhorar a qualidade de vida da população brasileira.

A 13ª Expoepi poderá ser acompanhada pelos sites www.expoepi.com.br e www.saude.gov.br/svs