Faça logo sua inscrição para a Expoepi, pois as vagas estão acabando

A 15ª edição da Mostra Nacional de Experiências Bem-Sucedidas em Epidemiologia, Prevenção e Controle de Doenças (Expoepi) está se aproximando e os interessados devem fazer a sua inscrição o quanto antes, pois as vagas estão acabando. As inscrições podem ser feitas pelo site do evento, www.15expoepi.com.br.

Devido a grande procura as vagas para as oficinas que acontecem no dia 27, pré-congresso, já estão encerradas.  Este ano a Expoepi tem início no dia 28 de junho e vai até o dia 30, no Centro de Convenções Ulysses Guimarães, em Brasília.

A Expoepi é um evento promovido pela Secretaria de Vigilância em Saúde, do Ministério da saúde (SVS/MS) que objetiva prestigiar os trabalhadores do Sistema Único de Saúde (SUS). A mostra é reconhecida por difundir os serviços de saúde do SUS, que se destacaram pelos resultados alcançados em atividades de vigilância, prevenção e controle de doenças e agravos de importância para a Saúde Pública. Este ano, o evento espera um público de aproximadamente 2.500 participantes.

Na programação estão previstos painéis, mostras competitivas e mesas redondas, com discussões atualizadas sobre a vigilância em saúde no País. Além disso, durante os três dias do evento outras novidades estão sendo preparadas para os participantes da Mostra, como a exposição de fotos, de Joelson Souza. O projeto fotográfico “MacroAmor” é um ensaio com crianças com microcefalia e seus familiares, que traz em sua essência o objetivo de disseminar o amor e combater o preconceito.

Premiação

Os prêmios desta edição, regulamentados por edital público, totalizam o montante de R$ 969.000,00, e para todas as categorias previstas serão premiados os três primeiros colocados.  Serão premiadas as experiências bem-sucedidas dos serviços de saúde; os trabalhos técnico-científicos no âmbito de programas de pós-graduação dos profissionais que atuam no SUS; e experiências bem-sucedidas conduzidas pelos movimentos sociais que contribuíram para o aprimoramento das ações da vigilância em saúde.

Homenageados

A cada edição a Expoepi presta homenagens a personalidades de destaque que fortalecem o Sistema Único de Saúde (SUS). Na 15ª edição serão homenageados oito especialistas – um a mais que a última edição, em 2014. São representantes da saúde que merecem todo o respeito e prestigio por seus trabalhos desenvolvidos ao longo de suas carreiras.

Este ano os homenageados são: Adriana Suely de Oliveira Melo, Amilcar Tanuri, Ana Van der Linden, Elisabeth Conceição de Oliveira Santos, Jarbas Barbosa da Silva Junior, Maria do Carmo Lopes de Melo, Vanessa Van der Linden Mota e Volney de Magalhães Câmara. Os oitos nomes foram escolhidos pela notoriedade do trabalho prestado à saúde pública do Brasil e aos serviços dedicados que reforçam o trabalho de quem atua na área, promovendo a saúde e tornando o SUS cada vez mais forte.

Alimentação Saudável

A promoção da saúde sempre é um dos principais temas nos debates da Expoepi. Na edição de 2017, no entanto, o assunto também recebeu destaque na escolha das refeições que serão servidas durante o evento. A 15ª Expoepi será marcada pela alimentação saudável, que privilegia comidas in natura ou minimamente processadas e preparações culinárias que contenham os diversos grupos alimentares, acompanhadas de sucos naturais. O objetivo da iniciativa é proporcionar bem-estar e qualidade de vida para os participantes.

Fortalecer as ações de promoção à saúde e prevenção de doenças crônicas não transmissíveis, como hipertensão, diabetes e obesidade, é uma das prioridades do Ministério da Saúde. A seleção do cardápio está de acordo com a Portaria nº 1.274, de 7 de julho de 2016, que apresenta diretrizes sobre alimentação adequada e saudável nos ambientes de trabalho. Também está em sintonia com “Guia para a elaboração de refeições saudáveis em eventos”, publicação lançada no ano passado pelo Ministério da Saúde e pelo Ministério do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.