Fiocruz promove Feira de Soluções para a Saúde

De quarta a sexta da próxima semana, 9 a 11 de dezembro, das 13h às 21h, a Fiocruz realiza a 4ª edição da Feira de Soluções para a Saúde, em formato totalmente virtual, com o tema “Enfrentando as crises sanitárias e epidemias: panoramas e perspectivas”, em alusão ao papel da Fiocruz em seus 120 anos de existência. O evento é gratuito e reunirá trabalhos que têm contribuído para o enfrentamento das crises sanitárias destas primeiras décadas do século XXI, como a pandemia de Covid-19, a tríplice epidemia de Dengue, Zika e Chikungunya, e os desastres ambientais. As atividades são dirigidas a trabalhadores e gestores da saúde, estudantes, pesquisadores, institutos de fomento à pesquisa, empresários, empreendedores, movimentos sociais e todos os interessados.

Junto com a Feira, será realizado um Hackathon com o objetivo desenvolver soluções tecnológicas no contexto do enfrentamento da Covid-19. Qualquer pessoa com mais de 18 anos pode se inscrever, preferencialmente com atuação nas áreas de negócios, marketing, designer (UX) e desenvolvimento (TI). Assim como a Feira, o Hackathon Covid-19 também será totalmente virtual, com lives, ideações, mentorias e oficinas. Ao longo do evento, as equipes deverão cumprir os desafios propostos e, ao final, apresentarão os protótipos das soluções desenvolvidas para uma banca avaliadora. A equipe que apresentar o melhor projeto será premiada com R$ 10 mil. Clique aqui para ler o regulamento e fazer sua inscrição no Hackathon (até o dia 7 de dezembro, segunda-feira)

A Feira tem como objetivo divulgar trabalhos que contribuam para o alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS/ONU) e para a melhoria dos determinantes da saúde. Serão apresentadas soluções tecnológicas/industriais, sociais e de serviços, relacionadas a ações de prevenção, cuidado, diagnóstico, tratamento, vigilância, gestão e combate a vetores de doenças. Além dos projetos que estarão em exposição no “stand” online da Fiocruz, haverá programação no “auditório” virtual, com rodas de conversa, mesas, webinários, palestras e debates.

No primeiro dia do evento, 9 de dezembro, quarta-feira, será lançado o Índice Brasileiro de Privação (IBP), com debate sobre o potencial de dar visibilidade às desigualdades sociais em pequenas áreas no país. Haverá, ainda, atividades sobre cooperação social; ambiente, desastres e riscos; e educação em saúde urbana e ambiental.

O dia 10 de dezembro, quinta-feira, será dedicado a questões relacionadas ao enfrentamento da Covid-19. Estarão em pauta a estratégia de produção de vacinas, os desafios terapêuticos, os resultados de um inquérito epidemiológico, a integração entre Atenção Primária à Saúde e Vigilâncias em Saúde, inteligência cooperativa e territorial e, ainda, o projeto da UBS Online.

Para finalizar, o terceiro e último dia do evento, 11 de dezembro, sexta-feira, trará debates sobre formação para o SUS e educação on-line em saúde, bem como experiências de telemedicina e saúde digital. A Agenda 2030 e o enfrentamento da febre amarela também serão temas em destaque.

Para acessar o ambiente virtual do evento, faça sua inscrição aqui e receba as instruções por e-mail

A Feira de Soluções para a Saúde se integra à Feira do Conhecimento, realizada pela Secretaria da Ciência, Tecnologia e Educação Superior do Ceará.

Confira a programação completa de cada dia do evento:

9 de dezembro (quarta-feira)

10 de dezembro (quinta-feira)

11 de dezembro (sexta-feira)

Para mais informações, acesse o site da Feira: https://feira.agora.fiocruz.br/