FIOCRUZ realiza o I Seminário da Rede GO FAIR Brasil Saúde nos dias 07 e 08/11

Evento traz especialistas da Holanda para debater a gestão de dados de pesquisa a partir dos principios FAIR. Inscrições limitadas

Com a presença do coordenador de Tecnologia da GO FAIR Internacional, Luiz Olavo Bonino, que apresentará a palestra principal – “Os princípios FAIR e sua aplicação nos repositórios de dados”, será realizado o ‘I Seminário da Rede GO FAIR Brasil Saúde’, nos dias 7 e 8 de novembro próximos.

A GO FAIR Brasil Saúde tem como principal objetivo a promoção do compartilhamento e reuso dos dados em saúde. Coordenada por Viviane Veiga, da Rede de Bibliotecas Fiocruz, e Claudete Queiroz, coordenadora do Repositório ARCA (Icict/Fiocruz), a Rede busca apoiar, por intermédio de sub-redes, “o desenvolvimento de infraestruturas de interoperabilidade, formatos específicos de dados, adaptação e adoção de padrões de metadados, uso de vocabulários controlados e ontologias das Ciências da Saúde, e fortalecimento da web semântica em saúde”.

Para a Profa. Viviane Veiga, o evento “marca um momento importante da Ciência Aberta no Brasil, começando pela inserção brasileira na gestão dos dados de pesquisa apropriada, balizada por princípios internacionalmente consagrados – os princípios FAIR, um acrônimo para (Findable, Accessible, Interoperable, Reusable). A gestão FAIR dos dados de pesquisa é o principal pilar para se pensar o compartilhamento e reuso dos dados de pesquisa”, afirma.

O evento terá também as palestras de João Moreira, da Universidade de Twente, na Holanda, que falará sobre ‘Reprodutibilidade de pesquisa no contexto europeu: lições aprendidas e iniciativas correntes’, e de Luana Sales, coordenadora da GO FAIR BRASIL, que abordará o “Panorama da Gestão de dados de pesquisa no Brasil”.

O I Seminário da Rede GO FAIR BRASIL Saúde acontece na Sala Multimídia do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde – Icict, da Fundação Oswaldo Cruz, que fica na Av. Brasil, 4.365, em Manguinhos, no Rio de Janeiro.

As inscrições para o evento devem ser realizadas no site do evento.

Para acessar a programação completa do evento, clique aqui.

Fonte: Assessoria de Comunicação – Ascom
ICICT – Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde