Fiocruz realiza seminário sobre o papel dos games na saúde dia 20/5

Evento do Centro de Estudos do Icict trará experiências utilizadas em hospitais e consultórios

O Centro de Estudos do Instituto de Comunicação e Informação Científica e Tecnológica em Saúde (Icict)/Fiocruz realizará no dia 20/5, sexta-feira, das 9h às 12h, no auditório do Instituto, o seminário “Saúde em Jogo”, que tem como tema ‘O papel dos jogos na saúde’.

A primeira palestra será a da pesquisadora e professora do SENAI-CIMATEC/Bahia, Lynn Alves, que falará sobre “Gamebook – uma mídia para crianças com TDAH”. Lynn Alves é professora visitante do Instituto Tecnológico de Bragança-Mirandela (Portugal) e coordena projetos de pesquisa e desenvolvimento em jogos digitais. Um desses jogos é o In Situ, sobre sistema imunológico humano, onde o jogador aprende a controlar as células de defesa do organismo, defendendo o corpo de ataques virais e bacterianos.

A palestra seguinte será “Videogame como Recurso Terapêutico na Reabilitação”, com a terapeuta ocupacional Sandra Moura e o fisioterapeuta Humberto Neto, do Instituto Nacional de Traumatologia e Ortopedia (INTO). Eles trarão a experiência do uso de videogames em ações planejadas de acordo com as necessidades específicas de cada paciente, com o aumento da motivação e adesão de pacientes de diversas faixas etárias.

“SUSlândia: o jogo sobre a administração do SUS” é a terceira palestra, que contará com a participação de Cynthia Macedo Dias, professora-pesquisadora do Núcleo de Tecnologias Educacionais em Saúde (NUTED), da Escola Politécnica de Saúde Joaquim Venâncio (EPSJV)/Fiocruz, e Guilherme Xavier, pesquisador do Departamento de Artes e Design da PUC-Rio. O jogo mostra os mecanismos de funcionamento, as potencialidades e os desafios do Sistema Único de Saúde (SUS).

Finalizando, Flávia Carvalho, que é mestre em Ciências (PPGICS/Icict), pesquisa os sentidos da saúde propostos nos jogos digitais de entretenimento e desenvolve newsgames, abordará “Newsgames para a saúde”, explicando o que são newsgames, seu potencial para a comunicação em saúde e para a divulgação científica.

A abertura do Seminário será feita pelo diretor do Icict, Umberto Trigueiros e a moderação será de Marcelo de Vasconcellos, do Grupo de Pesquisas Jogos e Saúde (Multimeios/Icict).

As inscrições são gratuitas, mas devido a limitação do espaço (40 lugares) é necessário se inscrever no link http://eventos.icict.fiocruz.br

O seminário será realizado no auditório do Icict, que fica no campus Manguinhos da Fiocruz, Av. Brasil, 4.365.

Serviço

Evento: Seminário “Saúde em Jogo – O papel dos jogos na saúde”

Quando? 20/5, sexta-feira, das 9h às 12h

Onde? Auditório do Icict/Fiocruz – Pavilhão Haity Moussatché, na Av. Brasil, 4.365, Manguinhos, Rio de Janeiro/RJ

Como? Inscrições (gratuitas) no link http://eventos.icict.fiocruz.br

Programação Seminário Saúde em Jogo_2016