Fortalecimento da APS no Distrito Federal é prioridade, afirma secretário de saúde, João Batista

O secretário de Estado da Saúde do Distrito Federal, João Batista de Sousa, visitou a sede do CONASS e falou sobre como pretende trabalhar os desafios da sua gestão frente à pasta e sobre como o CONASS poderá auxiliá-lo nesta missão.

João Batista esclareceu que tem um grande  desafio em mãos, uma vez que o Distrito Federal encontra-se em uma situação delicada em relação aos recursos orçamentários. “Temos uma boa rede hospitalar com várias unidades de saúde, mas hoje 80% do meu orçamento está destinado a pagamento de pessoal”, esclareceu.

Ele explica que  todo o trabalho tem sido orientado pelo programa de governo para a área da saúde e destaca que um dos objetivos do programa é ter uma Atenção Primária à Saúde (APS) resolutiva em todo o Distrito Federal. “Ainda temos uma APS muito incipiente e uma das metas é que em 2018 nós tenhamos 80% de cobertura com as Equipes de Saúde da Família. Esse é com certeza um desafio que nos motiva”, disse.

O secretário afirmou que sua equipe tem planejado o futuro traçando metas como a reestruturação e qualificação da rede hospitalar e a otimização dos recursos humanos e materiais a fim de atender a população da melhor maneira possível, evitando novas crises.

Para ele, a parceria com o CONASS será fundamental durante sua gestão. “O Conselho conta com profissionais qualificados que poderão nos auxiliar principalmente em relação ao fortalecimento da Atenção Primária à Saúde”, concluiu.

 

Assessoria de Comunicação do CONASS

ascom@conass.org.br

61 – 3222-3000